Resumo de PENTATEUCO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Pentateuco
O Pentateuco, nome que vem do grego e significa cinco rolos, também chamado o livro da lei pelos Judeus, ou às vezes referido como livro de Moisés, a famosa Torá Judaica.
Os cinco livros são: Gênesis- A fundação da nação hebraica. Êxodo- A saída do Egito, e o concerto com a nação hebraica. Levítico- As lei da nação hebraica. Números- A viagem para a terra prometida. Deuteronômio- A repetição das leis da nação hebraica.
Gênesis: é uma palavra de origem Grega, singular, que significa criação nascimento, geração. É o primeiro livro do Pentateuco. Moisés teria escrito por volta do século XIV A. C.
Gênesis fala sobre o começo da criação, a queda do homem, as alianças feitas por Deus como o homem, os juízos que Deus trouxe ao homem, o dilúvio, torre de babel, Sodoma e Gomorra.
Êxodo que dizer saída, caminho de saída, escape. No Êxodo Deus é revelado como senhor da história, da natureza, do povo da aliança, do culto.
Êxodo escrito por Moisés em mil quatrocentos e quarenta, Moisés é o protagonista principal do livro. O objetivo principal do livro é descrever como Deus tirou o povo do Egito que vivia em idolatria e servidão e guiou-os pelo deserto. O livro culmina na travessia pelo deserto, onde receberam a lei de Deus e onde ocorreu também a construção do Tabernáculo. A lei mosaica é o ponto central do livro.
Levítico: foi escrito em mil quatrocentos e quarenta A. C. por Moises, e significa: “e chamou o Senhor”. O tema central do livro é a purificação e santificação. Durante a peregrinação no deserto, o povo foi limpo da idolatria, e recebeu a revelação da lei de Deus e o Tabernáculo.
Levítico narra em detalhes como deveria ser feito toda a cerimônia religiosa no Tabernáculo.
Números: este título foi dado na tradução Grega devido ao censo que nele aparece. Este livro foi escrito por Moisés.
Na primeira parte vemos a geração antiga que morreu no deserto e não entrou em Canaã.
Na segunda parte temos o período de transição, a peregrinação no deserto. Na terceira parte vemos a nova geração, a que nasceu no deserto e entrou e Canaã sem conhecer o Egito.
Deuteronômio em grego significa: repetição da lei. Foi escrito por Moisés. O final do livro narra à morte de Moisés. O objetivo do livro e de Moisés era reiterar a nova geração a lei de Deus, dada no Monte Sinai. Portanto o livro de Deuteronômio é uma repetição dos temas abordados nos três livros anteriores com algumas diferenças no conteúdo.
Em conclusão aprendemos nesse estudo que a santidade e a pureza do povo são uma necessidade e responsabilidade absoluta para uma vida com Deus. Este povo foi eleito para ser santo porque Deus é santo. Isso também se aplica ao novo testamento.