Resumo de PENTATEUCO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O Pentateuco, (nome que vem do grego e significa “cinco rolos”) também chamado de Livro da Lei pelos judeus, ou às vezes referido como a Lei de Moisés, este é a famosa TORAH judaica.
Existem dois elementos que compõe este conjunto de cinco livros:
(1) História – embora não seja um compêndio de história, o Pentateuco remonta à origem da raça humana e fala das regiões pelas quais ela se espalhou.
(2) Lei – Este ponto é de tal modo proeminente no Pentateuco que recebeu o apelido de Livro da Lei (ou Torah). O 3º livro - Levítico – é inteiramente composto de leis (especialmente leis litúrgicas), os outros tem leis e discursos e história misturados. O Gênesis é o livro que narra os tempos primitivos de Adão a Noé, e de Noé a Abraão.
As leis no Pentateuco dizem respeito a todas as relações da vida humana, seja com Deus, ou seja, com o próximo. Impressionante é que toda a legislação do Antigo Testamento está contida nestes cinco livros.
Um fato maravilhoso, e isto é um dos pontos que torna a Bíblia especial, é que os dois elementos (história e lei) estão expostos como duas linhas de pensamento fantasticamente combinados, formando um rio único de informações através do Pentateuco demonstrando um plano e uma unidade admiráveis. A história sem as leis não é compreensível, nem as leis são inteligíveis à parte da história, assim se tornam um conjunto único e de uma continuidade singular.
Podemos classificar os temas de cada um dos cinco livros da seguinte forma:
Gênesis – A fundação da nação hebraica;
Êxodo – O Concerto com a nação hebraica;
Levítico – As leis da nação hebraica;
Números – A viagem para a Terra Prometida;
Deuteronômio – As leis da nação hebraica.
É importante notarmos que o Pentateuco tem aproximadamente 4000 anos de existência. Foi escrito durante o período da peregrinação do povo de Deus no deserto do Sinai (ca 1500 anos aC) e é o legado da formação da raça humana e de um povo de forma extraordinária. São as raízes do povo hebreu, sua identidade, sua história, seu papel entre as nações da terra e seu futuro.
A importância primária do Pentateuco é muito mais teológica e não tanto histórica; a história é o pano de fundo das ações de Deus no fazer surgir uma nação especial.
Este texto central olha para o passado e para o futuro – é escatológico em sua essência, transpira glória e esperança. Conta a história a partir de Abrão, chamado de dentro do paganismo sumeriano para fundar uma nação que seria uma bênção a todas as nações.