Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO CONCEITO: PNEUMATOLOGIA
Pneumatologia: é o estudo de seres espirituais e especialmente as interações entre os humanos e Deus. Pneuma é a palavra grega para “respiração”, que metaforicamente descreve um ser de espirito ou influência.
Judaísmo: O termo “espirito santo” a parece apenas três vezes na Bíblia Hebraica em (Salmos 51: 11e duas vezes em Isaías 63: 10,11).
Cristianismo: O Espirito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2) antes do nascimento de Jesus. Em (Lucas 1: 15) João Batista já estava preenchido pelo Espirito Santo antes do seu nascimento e o Espirito apareceu para a Virgem Maria em (Lucas 1: 35), na Anunciação. Em (Lucas 3: 16), João Batista afirma que Jesus não batiza com água, mas com o Espirito Santo e com fogo, e o próprio Espirito desceu até Jesus em seu próprio batismo no Rio Jordão. Em Lucas 11: 13, Jesus assegura que “vosso Pai Celestial dará o Espirito Santo aos que lho pedirem.
Marcos 13: 11 especificamente se refere ao poder do Espirito Santo de agir e falar através dos discípulos de Jesus quando necessário: “Quando vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas falai o que vos for dado naquela hora; porque não sois vós ao que falais, mas o Espirito Santo”. (Mateus 10; 20) se refere ao mesmo ato de falar através dos discípulos, mas usa o termo “Espirito de vosso Pai”.
A natureza sagrada do Espirito Santo é afirmada nos três evangelhos sinóticos (Mateus 12: 30-32; Marcos 3: 28-30; Lucas 12: 8-10), que proclama que a blasfêmia contra o Espirito Santo seria um pecado imperdoável. A participação do Espirito Santo na natureza tripartida da conversão dos não fiéis fica aparente na instrução de Jesus após a ressurreição aos seus discípulos em (Mateus 28: 19): “Ide, pois e fazeis discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo”.
Atos dos Apóstolos: Do inicio, em Atos 1: 2, já se afirma que o ministério de Jesus na terra foi levado adiante pelo poder do Espirito Santo e que os “atos dos apóstolos” são uma continuação dos atos de Jesus, facilitados pelo Espirito Santo. O autor apresenta o Espirito como “principio vital” na Igreja antiga e relata cinco ocasiões dramáticas distintas de sua ação entre os crentes em Atos 2: 1-4; Atos 4:28-31; Atos 8: 17; Atos 10: 44 e Atos 19: 6.
Estes dois temas, de receber o Espirito “como Cristo” e Deus como sendo fonte do Espirito Santo, para Paulo, a incitação de Cristo envolve a prontidão e disposição do individuo para ser moldado pelo Espirito Santo como em (Romanos 8: 4-11).
O Espirito Santo é entendido como sendo uma das três pessoas da santíssima trindade e, como tal, ele é pessoalmente e totalmente Deus, co-igual e co-eterno com Deus Pai e Deus Filho.