Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Pneumatologia
RESUMO
O Espírito Santo é pessoa da Trindade que se constitui Pai, Filho e Espirito Santo, sem distinção entre se e estivera presente desde a Criação tanto que ao criar a cada coisa Deus o fizera pronunciando o temo “haja”, haja luz, e houve luz; haja separação ente agua e terra e assim, por diante; porém, quanto ao homem Deus disse, vejamos, por exemplo: “E fez Deus, os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rasteja pela terra” (Gênesis, 1. 25 e 26). Ao criar, ou melhor, fazer o homem, Deus usou o plural para anunciar a sua criação, o seu feito; nisto não nos deixaria nenhuma dúvida de que ele, Deus não estaria só. Logo havia juntamente com Deus outras pessoas que sem nenhuma sombra de dívida, estariam ali presentes o Pai, Deus, o Filho Jesus, e o Espírito Santo.
No Velho Testamento, há diversas referências apontando e mostrando a atuação do Espírito Santo como coadjuvante de Deus. Já no Novo Testamento houve o derramamento do Espírito no dia de Pentecoste “Ao cumprir-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram distribuídas entre eles, línguas, como, de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedera que falassem” (Atos, 2. 1 a 4).
O Espírito Santo contém em si mesmo os elementos de existência pessoal. É difícil definir personalidade quando se trata dos atributos de Deus. Mas, podemos observar quando em única combinação, inteligência, emoção, vontade própria etc.
Nomes que descrevem sua relação com os homens.
Espírito Purificador, (Isaias, 4.4 e Mateus 3. 11);
Santo Espírito da Promessa (Efésios, 1. 13 e Atos 1.4);
Espírito da Verdade (João, 15.26, 14.17, 16.13 e 1ª João, 4.6 e 5.6);
Espírito da Vida (Romanos 8.2);
Espírito da Graça (1ª Pedro 4.13 e 14 e Efésios 3.16-19 e Romanos 8.16-17);
O Consolador (João 14.26, João 15, 15.26, 16.7 e comparar com 1ª João 2.2).
Fonte:
Apostila do Curso;
Bíblia A.R. A, SBB, Casa Editora Presbiteriana.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com