Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
400
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: PNEUMATOLOGIA
O antigo testamento era para a preparação e espera, a manifestação de jesus após sua ressurreição.
A personalidade do espirito santo
1- Significado, não da para definir uma personalidade que é atribuída a deus. Não pelos padrões humanos, uma única combinação inteligência, emoção e volição autoconsciência autodeterminação. Ele possui os atributos, propriedades e qualidades de personalidades própria.
2- Prova personalidade- registro histórico.
SUA PROVA
OBS.1 – A Personalidade do Espírito Santo, dominar a construção gramatical "PNEUMA" é substantivo do gênero neutro – usados com pronomes pessoais masculinos .
OBS.2 – Cristo supremo, testemunho gramatical- "PARAKLETO" (CONSOLADOR João 14:16, 17). o substituiria como pessoa. O significativo está na expressão “outro” - era consolador.
a. revelação é tão característica como sua incapacidade de comunicar a revelação sem o concurso do Espírito Santo. As Escrituras foram dadas pelo Espírito Santo, e sua verdadeira interpretação só é possível por meio de Sua iluminação.
Deus, através de seu Espírito, venha a iluminar teu coração, com o propósito de que possas desfrutar de toda a Suficiência DEle em sua vida, que recebeste desde o momento de sua regeneração.
O Dom de Línguas –
Postura Teológica 1
São enumeras as posturas teológicas em relação aos dons espirituais –
1- O que era ou em que consistia este dom. O dom de línguas para que voce fale em linguas era totalmente desconhecida para aquele que falava. Havia conteúdo e um significado real nas palavras proferidas, mas que meras palavras e frases sem nexo. No dia de Pentecostes, "cada um os ouvia falar na sua própria língua" [literalmente ‘dialeto’] (Atos 2:6.) Além disto, enquanto Pedro explicava este milagre para a multidão, ele iguala o dom de línguas ao dom de profecias ao citar a profecia de Joel: "E também do meu espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão" (v.18). assim também em 1ª Coríntios 14:5 iguala o dom de profecia ao de línguas se houver intérprete, pois "o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação".
1ª Coríntios 12:30 refuta a idéia popular de que todo convertido falava em línguas. Mesmo em Corinto, Paulo pergunta; "falam todos diversas línguas? Interpretam todos?".
Um aperfeiçoamento que somento espirito santo de deus pode dar ao homen.
A idéia moderna de que há outro tipo de dom de línguas, ou a língua dos anjos, é simplesmente estranha as Escrituras e deve ser rejeitada. O dom que alguns dizem possuir, não é o verdadeiro dom de línguas, porém uma imitação aprendida de cor, para simplesmente parecer tão espiritual como quem fala.
2- Seu Propósito. Propósitos de dom era mostrar ao Judeu que Deus estava julgando a sua nação. "De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis (judeus) –" (1ª Coríntios 14:22). Assim falava Paulo da infidelidade dos judeus. Desde o tempo de Abraão, Deus tem falado para eles em Hebraico; mas agora, após a vinda de Cristo, Deus estava falando com eles em outras línguas, para mostrar ao Judeu que o privilégio que eles tinham como nação chegara ao fim, pois os gentios também seriam participantes da aliança da graça.
Podemos dizer um outro propósito para o dom de línguas, acompanhado dom de interpretação, uma edificação aos convertidos. A interpretação de línguas, o dom de profecia, eles serviram de forma direta para que a igreja entendesse a visão espiritual da verdade, (1ª Coríntios 13:9). Deus concedeu estes dons quando a igreja estava no inicio do seu ministerio, e precisava se alimentar com alimento adequado. Como atualmente, a igreja uma Igreja está no estágio de “menino”, ou seja, lhe falta amadurecimento, se torna necessária a intervenção divina “a toda verdade”. em 1ª Coríntios 14, um guia para o uso dos dons na igreja, orientação na palavra significa que eles permaneceriam para sempre. Além disso, essa orientação nem mesmo é seguida por aqueles que dizem possuir este dom hoje. Há necessidade de outra pessoa ser um interprete, e não mais que três em cada culto, e também não deveriam fazê-lo de forma simultânea, mas um após o outro. Mas muitas igrejas não praticam o aproveitamento do dom espiritual. Buscando um amadurecimento em doutrinas vas.