Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Pneumatologia
Período Pré-Pentecostal: O Espírito Santo pré existia como a terceira pessoa da divindade e nesta qualidade esteve sempre ativo, mas o período que antecedeu o dia de pentecoste não foi à época de sua atividade especial. O período do velho testamento foi de prepararação e espera. Ele é referido oitenta e uma vezes no antigo testamento, nesse período o Espírito Santo descia sobre os homens apenas temporariamente a fim de inspirá-los para algum serviço especial, e deixá-los quando a tarefa terminava.
Período Pós Pentecostal: Esse período que estende do dia de pentecostes até os nossos dias, pode legitimamente ser chamado de dispersão do espírito. Após o dia de pentecostes, por meio do Espírito Santo, Deus veio habitar nos homens, ele veio para permanecer. O dia de pentecostes marcou o raiar de uma nova era nas relações entre o Espírito Santo e a humanidade.
O Espírito Santo possui os atributos, propriedades e qualidades da personalidade, então se pode atribuir a ele uma personalidade.
Característica da pessoa do Espirito Santo: 1-Inteligência. 2-Vontade. 3-Amor. 4-Bondade. 5-Tristeza.
Atos pessoais do Espírito Santo: 1-Ele perscruta as profundezas de Deus. 2-Ele intercede. 3-Ele dá testemunho. 4-Ele fala. 5-Ele ensina. 6-Ele guia e conduz. 7-Ele chama homens e os comissiona. 8-ele convence as pessoas dos seus pecados.
Ario negou a divindade do Espírito Santo e de Cristo, ensino esse que foi corregido pelo credo de Niceno na data de 325 D.C.
O Espírito Santo é umas das pessoas da trindade, e faz parte da Divindade, sendo co-igual, co-eterno, e consubstancial com o Pai e o Filho.
O nome Espírito Santo é tomado com toda a frequência, não por ser este o mais santo que os demais da divindade, mas porque oficialmente sua obra é santificar.
Em cada manifestação das obras de Deus, a trindade total se mostra ativa; O Pai é o autor, o Filho executor, e o Espírito Santo é o ativador de cada ato.
Em relação ao crente: O Espírito Santo regenera, batiza no corpo de Cristo, habita no crente, ele sela, ele proporciona segurança, fortalece, enche o crente, liberta, guia, orienta etc.
As escrituras foram dadas pelo Espírito Santo, e a sua verdadeira interpretação só é possível por meio da sua iluminação.
Paulo refuta a ideia que todo convertido falava em línguas, mesmo em Corinto, Paulo pergunta: “Todos falam diversas línguas”? Interpretam todos?
Porque a carne luta contra o espírito e o espírito contra a carne, pois, o fruto do espírito é: amor, gozo, a paz, longanimidade, benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio.
Portanto o Espírito Santo nos convence do pecado, regenera e habita nos filhos de Deus, selando-os para a vida eterna.