Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Pneumatologia
Muito erro e confusão existem em nossos dias no tocante à personalidade, às operações e às manifestações do Espírito Santo. Eruditos conscientes, mas equivocados têm sustentado pontos de vista errôneos a respeito dessa doutrina. É vital para a fé de todo crente cristão, que o ensino Bíblico a respeito do Espírito santo seja visto em sua verdadeira luz e mantido em suas corretas proporções.
O Espírito Santo contém em Si mesmo os elementos de existência pessoal. É difícil definir Personalidade quando é atributo de Deus. Deus não pode ser aquilatado pelos padrões humanos. Pode-se dizer que a Personalidade existe quando se encontram, em uma única combinação, inteligência, emoção e volição (vontade própria), ou ainda, autoconsciência e autodeterminação. O Espírito Santo possui os atributos, propriedades e qualidades de Personalidade, então se pode atribuir a esse ser, inquestionavelmente, uma Personalidade.
Por características não nos referimos a mãos, pés ou olhos, pois essas coisas denotam corporeidade, mas antes, qualidade, como conhecimento, sentimento e vontade, que indicam Personalidade.
Através das Escrituras o Espírito Santo é representado como um agente pessoal, a realizar atos que só podem ser atribuídos a uma pessoa. ELE PERSCRUTA AS PROFUNDEZAS DE DEUS – 1ª Coríntios 2:10, ELE FALA – Apocalipse 2:7 / Gálatas 4:6, ÉLE DÁ TESTEMUNHO – João 15:26, ELE INTERCEDE – Romanos 8:26, ELE ENSINA – João 14:26 / João 16:12-14 / Neemias 9:20, ELE GUIA E CONDUZ – Romanos 8:14 / Atos 16:6, 7, ELE CHAMA HOMENS E OS COMISSIONA – Atos 13:1-3 / Atos 20:28, ELE CONVENCE O MUNDO – João 16:8.
De muitos modos inequívocos, Deus, em Sua Palavra, proclama distintamente que o Espírito Santo não é apenas uma pessoa, mas é uma Pessoa Divina.
Por Divindade do Espírito Santo se entende que Ele é Um com Deus, fazendo parte da Divindade, Co-igual, Co-eterno e consubstancial com o Pai e com o Filho. Mateus 28:19 / Jeremias 31:31–34 com Hebreus 10:15–17
As Escrituras ainda deixam mais clara a verdade da Divindade do Espírito Santo do que a Sua Personalidade. São abundantes as provas Bíblicas.
O Espírito Santo também é chamado Deus e Senhor e possui atributos Divinos como eternidade, onipresença, onipotência, onisciência, verdade, santidade, vida, sabedoria.
Ao considerarmos a obra do Espírito Santo, precisamos lembrar a verdade que todas as pessoas da Divindade são ativas na obra de cada Pessoa individual. Alguns nos dizem que Deus Pai operou na Criação, que Deus Filho operou na Redenção e que Deus Espírito Santo opera na Salvação. Mas isso não é verdade, pois em cada manifestação das obras de Deus, a Trindade total se mostra ativa; o Pai é o Autor, o Filho é o Executor e o Espirito é o Ativador de cada ato. Por conseguinte, o Espírito Santo é Aquele que ativa e leva a término os atos iniciados.
O Espírito Santo habita em nós e devemos buscar estar cheios dele sempre. Devemos viver na dimensão do Espirito Santo, seguindo as ordens de Jesus Cristo, nos comprometendo com sua obra, reconhecendo que o Espírito Santo é Deus e que Ele pode convencer o pecador, regenerar, habitar nos filhos de Deus.