Resumo de PNEUMATOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 37 Pneumatologia
Pneumatolgia é a doutrina do Espírito Santo quanto a sua deidade, seus atributos, obras e operações.
O Espírito Santo sempre existiu como a terceira pessoa da Trindade, e nessa qualidade esteve sempre ativo.
O Espírito Santo contém em Si mesmo os elementos de existência pessoal. É difícil definir Personalidade quando é atributo de Deus. Deus não pode ser aquilatado pelos padrões humanos.
Através das Escrituras o Espírito Santo é representado como um agente pessoal, a realizar atos que só podem ser atribuídos a uma pessoa.
As Escrituras ensinam enfaticamente a Divindade do Espírito Santo. Por Divindade do Espírito Santo se entende que Ele é Um com Deus, fazendo parte da Divindade, Co-igual, Co-eterno e consubstancial com o Pai e com o Filho.
Mateus 28: 19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
O Espírito Santo aparece nas escrituras sagradas como diversos elementos: água, óleo, pomba, selo, vestimenta, penhor, fogo, servo.
Ao considerarmos a obra do Espírito Santo, precisamos lembrar a verdade que todas as pessoas da Divindade são ativas na obra de cada Pessoa individual. Alguns nos dizem que Deus Pai operou na Criação, que Deus Filho operou na Redenção e que Deus Espírito Santo opera na Salvação. Mas isso não é verdade, pois em cada manifestação das obras de Deus, a Trindade total se mostra ativa; o Pai é o Autor, o Filho é o Executor e o Espírito é o Ativador de cada ato. Por conseguinte, o Espírito Santo é Aquele que ativa e leva a término os atos iniciados.
O espírito Santo é o consolador prometido por Jesus Cristo enquanto na terra.
João 14: 16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.
João 14: 26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
O Espírito Santo é o que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo conforme João 16: 8.
Quando entendemos que o mesmo Espírito Santo é Deus, então estamos nos capacitando para vivermos esta “grandeza”.
Este ponto é importantíssimo para a nossa vida se reconhecemos o que Ele faz por nós vamos querer viver por Ele.
O Espírito Santo é o que convence o homem do pecado e este é o primeiro passo para a salvação de um pecador. O Espírito Santo unge a Palavra que está sendo pregada e ela é vivificada no coração do ouvinte, purificando, justificando, regenerando e santificando.
O Espírito Santo de Deus habita em nós
I Coríntios 6: 19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
21/11/2018