Resumo de PREDESTINACAO E ELEICAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 52 Predestinação e Eleição
A doutrina da predestinação tem várias correntes que compactuam com entendimentos distintos.
Em teologia especificamente, é a doutrina segundo a qual todos os eventos têm sido determinados por Deus. Já João Calvino interpretou a predestinação bíblica com o significado de que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras.
O conceito de Predestinação nasceu no século XVI, parte integrante do Calvinismo, doutrina criada por João Calvino. Este movimento disseminou-se pela Holanda, Suécia e Escócia. Esta ideia teológica e também filosófica aborda a interação entre o Criador e a Humanidade. Segundo esta concepção, Deus já determinou anteriormente tudo que se desenrolará entre os homens no tempo e no espaço.
Esta teoria sagrada é muito presente nas religiões monoteístas, mas no Cristianismo ela encontrou sua morada por excelência, na crença do Poder Divino de tudo saber.
Os cristãos divergem em um ou outro ponto, mas no geral vem a Predestinação como o plano de Deus para a Humanidade, que se concretiza quando Ele escolhe seus eleitos. Já do ponto de vista humano, todo indivíduo tem o direito de concordar com o Criador ou de repeli-lo. Entre estas visões distintas, as várias religiões dão maior destaque a um ou a outro ângulo desta doutrina. Esta teoria também está ligada a grupos materialistas, espiritualistas, politeístas, ao carma, à ideia de destino, a diversas crenças filosóficas e a variadas religiões, sob a convicção de que, se o futuro já está praticamente programado por antecedência, então apenas uma pequena parcela de acontecimentos foge a este padrão, enquanto outros acreditam na preponderância do acaso e da sorte.
Se o Messias veio para salvar a Humanidade, como se justifica a existência de um grupo de eleitos predestinados? Como a Misericórdia de Deus seria infinita se escolhe uns e rejeita a outros? Como explicar o versículo áureo da bíblia sagrada?
João 3: 16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
12/03/2019