Resumo de PREDESTINACAO E ELEICAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Doutor em Teologia
Predestinação e Eleição
A eleição é o ato eterno de Deus pelo qual em sua vontade soberana, e por causa de nenhum mérito antevisto neles, ele escolhe certos homens pecadores para receber a graça especial de seu espirito, e assim se tornarem participantes voluntários da salvação de Cristo.
Não dá para achar a causa da eleição no sujeito, assim escolhido. Não há nada nos eleitos que mova a Deus a escolher alguns deles, é totalmente a graça.
A eleição é totalmente de Deus, que foi realizada na eternidade passada. Os homens são eleitos por causa das escolhas de Deus.
A eleição se baseia na presciência de Deus, pois está escrito: porque os que dantes conheceram também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho.
A fé e a obediência são consequência natural e resultado da escolha soberana de Deus, e não a causa dela.
A eleição não se baseia em alguma obra ou ato humano, real ou previsto, mas em vez disso é soberana, pois diz Moisés: “compadecerei de quem compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver”. Isso não depende do que quer que seja, mas de Deus.
Ninguém tem garantia da sua eleição, exceto submeter-se ao chamado do evangelho e se arrepender de seus pecados e confiar na obra expiatória do Senhor Jesus Cristo, pois essas duas coisas são as mesmas evidências da eleição de alguém, como está escrito.
A eleição sendo obra de Deus e sem causa humana, glorifica a Deus enquanto ao mesmo tempo humilha o homem. Glória a Deus para todo o sempre...