Resumo de PREDESTINACAO E ELEICAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Predestinação e Eleição
Eleição significa simplesmente “escolher” e se refere à escolha eterna de homens indignos de ser os objetos da obra salvadora do Senhor no tempo.
Mas geralmente a predestinação consiste de duas partes, e inclusive os dois ramos da eleição e reprovação, ambos com respeito a anjos e homens.
Alguns sustentam que a eleição é apenas para vocação, mas enquanto é verdade que às vezes se declare a eleição para a vocação ou um ofício, porém muitas vezes isso é uma conseqüência que se origina a partir de uma eleição para a vida eterna, em vez da própria eleição.
Por isso, não dá para achar a causa da eleição no sujeito, assim escolhido, mas é devido totalmente por causa da determinação dAquele que faz a escolha. Não existe nada nos eleitos que mova Deus a escolher algum deles, é totalmente pela Graça.
Devemos nos lembrar de que a eleição é totalmente de Deus, que foi realizada na eternidade passada, que é para a salvação, e que inclui todos os meios necessários para cumprir a salvação, como está escrito.
Não só é declarada que a eleição é de Deus, mas que é também “em Cristo”, conforme está escrito, Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo.
A eleição é pessoal, tratando com indivíduos. É aquela determinação de Deus conduzir o homem as circunstâncias e debaixo de influências que certamente farão com que ele seja salvo.
A eleição de Deus é um assunto individual, exatamente como o modo como Deus trata os homens é individual.
“Em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas, de modo que uma vida constante em boas obras é evidência de que alguém foi salvo, e conseqüentemente de que é uma pessoa eleita.