Resumo de PROFETAS MAIORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: PROFETAS MENORES-resumo
Alice Damasceno Santos
Profetas Menores é o conjunto de doze livros contidos nas Escrituras Sagradas, os quais cobrem quatro séculos de história através dos impérios Assírio, Babilônico e Persa. Esses doze livros foram assim chamados por terem um conteúdo geralmente menor que os profetas Maiores. Dentre os profetas menores Três foram profetas do reino do norte (Jonas, Amós, Oséias). Seis foram profetas do Reino do Sul (Obadias, Joel, Miquéias, Naum, Sofonias e Habacuque.
Livro de Oséias - foi escrito pelo Profeta Oséias por volta de 760 a 722 a.C. O conteúdo de Oséias revela as condições políticas e religiosas vigentes em seus dias. O propósito do livro é mostrar a Israel o julgamento divino em consequência de sua prostituição e a sua restauração ao trazê-lo de volta em justiça.
Livro de Joel - este livro é de autoria do Profeta Joel, filho de Petuel(1.1). Joel viveu e profetizou na época em que o povo de Judá ainda não havia caído em depravação que, posteriormente, lhe resultou em pesados castigos. Por essas informações supõe-se que ele foi escrito no início do reino de Joás ou entre o reino de Joás e o de Uzias. O propósito de Joel era convencer o povo de Deus a arrepender-se diante da realidade da chegada do grande Dia do Senhor.
Livro de Amós - escrito pelo Profeta Amós, provavelmente pelos anos 760 a.C. Amós era do deserto de Tecoa, pastoreava e cultivava sicômoros quando foi chamado para o ministério profético. Profetizou nos dias de Uzias rei de Judá e de Jeroboão II, rei de Israel. O propósito de Amós era anunciar a Israel e Judá a justiça e o julgamento da parte de Deus em decorrência de seus pecados. Amós é um dos maiores profetas do conjunto de profetas menores.
Livro de Obadias - escrito pelo Profeta Obadias, é o livro mais curto do Antigo Testamento, cujo título é Visão de Obadias. Não há no livro nenhuma referência à pessoa de Obadias, nem sobre a data em que foi escrito o livro, todavia suas profecias falam sobre "Edom". O livro mostra o encorajamento de Judá diante do desprezo de Edom. Obadias é a síntese do ultimo capítulo da história de Edom.
Livro de Jonas - não se sabe a data provável em que foi escrito este livro, nem há nada que aponte para o autor. Oque se pode afirmar é que Jonas é o personagem principal do livro que leva o seu nome e que obviamente não deve ter sido o autor do mesmo. O propósito do livro é declarar a soberana misericórdia e justiça de Deus.
Livro de Miqueias- foi escrito pelo Profeta Miquéias, habitante de Moresete-Gate, o qual profetizou aos 751-687 a.C. O objetivo do livro era anunciar o juízo de Deus contra o pecado e as promessas de restauração do povo após o exílio da Babilônia.
Livro de Naum - de autoria do Profeta Naum, o qual profetizou acerca do julgamento de Deus que viria sobre a cidade de Ninive. O livro foi escrito provavelmente um pouco antes da queda dessa cidade em 612 a.C. Naum não só aprendeu como também declarou que a ira de Deus é provocada pela iniquidade.
Livro de Habacuque tem como autor o Profeta Habacuque Embora o livro não contenha informações a seu respeito, nem quando profetizou podemos admitir que, provavelmente foi escrito no fim do quinto século aos 586 a.C. O objetivo do livro era direcionar a Deus o povo de Israel em meio a conturbação que seguiria.
Livro de Sofonias de autoria do Profeta Sofonias o qual escreveu suas profecias em aproximadamente 640-621 a.C. O propósito de Sofonias é declarar a idolatria do povo de Israel, adverti-lo sobre o grande dia da ira de Deus que estava prestes a acontecer e a fortalecer a esperança de restauração após esse julgamento.
Livro de Ageu escrito pelo Profeta Ageu com o propósito de incentivar a reconstrução do templo e fortalecer a esperança de grandes bênçãos após o exilio Babilônico.
Livro de Zacarias – tem como autor o Profeta Zacarias, da tribo de Levi, filho de Baraquias e neto de Ido(1.1). Zacarias era sacerdote e profeta em Jerusalém após o exílio. Seu livro revela as visões referentes a vinda do reino de Deus em sua plenitude.
Livro de Malaquias não se tem fixado a data deste livro, porém sabe-se que foi escrito pelo Profeta Malaquias que viveu após o retorno do exílio e após a reconstrução do templo em (516 a.C.). Malaquias convocou o povo a restauração da fé mediante o arrependimento, com o anuncio da vinda do messias.