Resumo de PROFETAS MAIORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Livros Históricos
RESUMO
Conteúdo dos Livros Históricos. O Livro de Josué foi escrito para mostrar o valor insuperável da obediência. Ele cria um retrato do sucesso de Israel na conquista da terra prometida, destacando a importância do comprometimento total com a palavra de Deus e dependência de seu poder. Apesar de haver alguns exemplos de desobediência, de modo geral, o livro de Josué não contrasta a obediência com a desobediência como fazem os Livros de Reis. O Livro de Rute está inserido depois do Livro de Juízes, pois os acontecimentos nele relatados ocorreram durante o mesmo período. O Livro de Rute ilustra o cuidado soberano de Deus por pessoas fiéis que viviam em um tempo de apostasia religiosa. Pela fidelidade de uma única família, Deus realizou um grande milagre, dar a Israel seu maior rei, Davi (Apostila parte de introdução, conceito geral).
O Livro de Samuel narra à história do inicio da monarquia em Israel. Samuel foi um profeta e juiz que liberou Israel na transição do governo dos juízes para a monarquia; os livros contam a história de Saul e Davi, os dois primeiros reis depois do período dos juízes. O segundo Livro de Samuel dedica especialmente a registrar a trajetória e o reinado de Davi.
Os Livros de Reis, contam detalhadamente a história da monarquia desde Salomão até a queda de Jerusalém, a sabedoria de Salomão que foi dada por Deus, I Reis, 4. 29.30, 34 “E Deus deu a Salomão sabedoria e entendimento muito grande, e largueza de coração como a areia da praia. Assim, a sabedoria de Salomão era maior que a sabedoria de todos os homens do Oriente, do que toda a sabedoria do Egito...”.
Os demais Livros Históricos são do período do pós exilio. Os Livros de Crônicas constituem o primeiro comentário das Escrituras. Esses Livros relatam as histórias de Davi, Salomão e do reino de Judá, história já registradas nos Livros de Samuel e Reis. Porém, o cronista não estaria apenas repetindo história, ressaltou a obra de Deus em meio ao seu povo por meio da linhagem de Davi. (Apostila).
Livro de Neemias – Reconstrução dos muros de Jerusalém, (1.1-7; Intercessão de Neemias por Jerusalém, (1.,2); A Causa da Sua Intercessão (1. 1-4); O Conteúdo da Sua Intercessão (1.5-11); o Resultado da Sua Intercessão 2. 1-8).
Neemias com Governador: (2.9-20; 3. 1-7; 3. 1-32; 4.1-6; 4. 7-23; 5.1-19; 6. 1-4; 6.5-9 e 6. 6-10).
Livro de Ester – A Providência de Deus no Provimento de uma Rainha (1. 1-2); A Deposição de Vasti como Rainha (1. 1-22); Banquete de Assuero (1. 1-9);
A Recusa de Vasti (1. 10-12); A Destituição de Vasti como Rainha (1. 13-22).
A Importância da Rainha Ester – A importância da rainha Ester vê-se, não somente no fato de ela salvar o seu povo da destruição, mas por conseguir segurança e respeito para esse povo num País estrangeiro. O Livro de Ester é uma narração elaborada relatando o povo de Deus como foi preservado da ruína durante o século 5 antes de Cristo. O Livro toma seu nome de uma mulher judia, bela e órfã, que se tornou Rainha do Rei Assuero de Pérsia (Apostila).
A Bíblia é composta por sessenta e seis Livros, divididos em Antigo e Novo Testamento; sendo que o Antigo Testamento é composto por trinta e nove Livros; subdivididos em Lei Ou Pentateuco, que são cinco Livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; Históricos, Josué, doze Livros: Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester; Poéticos, cinco Livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, e Cantares; Proféticos, dezessete Livros, subdivididos em profetas maiores e profetas menores, são: a) – Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, e Daniel; b) – Profetas Menores: Oséias, Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. O Novo Testamento é composto por vinte e sete Livros, assim, distribuído: Evangelhos, quatro Livros: Mateus, Marcos, Lucas e João; Histórico, um livro: Atos dos Apóstolos; Epístolas, vinte e um Livros, subdivididos em Epístolas Paulinas e Epístolas Gerais; Epístolas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossense, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, e Filemon; Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas (IBET – história do Antigo Testamento).
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com