Resumo de PROFETAS MAIORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO conceito
DISCIPLINA: PROFETAS MENORES
Entendimento da palvra profeta menores
Os dezessete livros proféticos do antigo testamento considerado o lado obscuro da escritura, as pessoas têm menos conhecimento, com as doses profetas menores. 12 livros conhecidos como profetas menores
doze livros se tornaram conhecidos como Profetas Menores no final do quarto século d.C., não porque foram considerados menos importantes ou menos inspirados, mas porque são geralmente menores do que os cinco Profetas Maiores, especialmente os livros de Isaías e Jeremias, são mensagens mais sucintas do que as dos profetas maiores, reunidos em um so livro foram reunidos um rolo, os dozes, setenta e sete capítulos. Profetas Menores, de Obadias a Malaquias, cobrem quatro séculos de história através dos Impérios Assírio, Babilônico e Persa. Três foram profetas do reino do norte (Jonas, Amós, Oséias). Seis foram profetas do Reino do Sul (Obadias, Joel, Miquéias, Naum, Sofonias e Habacuque). Embora todos os profetas menores sejam nomeados, muito pouco se conhece da maioria. Personalidades são diversos, temas pro significado que se harmoniza de maneira extraordinária com a sua mensagem féticos básicos. Significado genuíno na opinião dos hebreus antigos, para quem os nomes eram muito importantes, deus usava nomes para transmitir mensagens. objetivo da ordem canônica. Os primeiros seis são cronologicamente anteriores aos últimos seis, e estes últimos estão em ordem cronológica. Mas a ordem dos primeiros seis é um enigma, exceto pelo fato de que todos eles tratam do período anterior ao cativeiro do norte. Oséias pode ter sido posto em primeiro lugar devido ao seu comprimento.
Um povo de aliança com larga escala da literatura. Motivado ´pela ênfase do caráter divino o tema da aliança.
O livro de oseias
Se casamento fidelidade de israel, rejeição restauração da nação (1. 2-3.5)
Seu casamento com gomer( 1.2)
O nascimento dos três filhos ( 1.3-9)
Ele mesmo foi seu autor, rolo dos dozes profets, marcado pela profesia hebraica um dos primeiro profestas a por em forma A parte principal e mais volumosa do livro é notável por seu interesse no reino de Israel; as referências à nação irmã do sul são escassas
Seu ministério como profeta foi prolongado; e, a lista de reis que aparece no começo do livro é de evidência suficiente para todos. Razão pela qual o profeta deu início à sua lista dando primeiramente os nomes dos reis de Judá, é algo difícil de dizer. Provável que tenha feito afim de a fim de demonstrar seu respeito à linha legítima e davídica de reis, que governavam em Jerusalém (cf. 8.4). Com a probabilidade seu ministério principal se estendeu desde os últimos dias do reinado de Jeroboão II (782-741 a.C.) até à queda de Samaria (722 a.C.).
Lideres religiosos mostram indignos, a religião que prevalecia nos dias de oseias diziam adorar geovar e mas a idolatria de canaa.
Uma mistura, de Jeová era retido apenas o nome; o ritual era tirado inteiramente das práticas corruptas da adoração a Baal. adoração exercia um efeito corruptor sobre o povo, ligado a atos de grosseira imoralidade. A situação se agravava ainda mais pelos sacerdotes, a única preocupação era promover seus próprios interesses materiais, hesitavam em fazer encorajando o povo a permitir-se cair em seus pecados, pois seus interesses eram somente em aumentar as rendas dos sacerdotes mediante as ofertas pelo pecado, seu camento com uma Jovem, mostrou-se infiel. Os nomes que o profeta deu aos filhos de sua esposa são sinais da agonia crescentemente aguda pela qual ele passava. A despeito de toda a sua perversidade, entretanto, e embora seu pecado a tivesse levado a ser a concubina-escrava de outro homem, o profeta a reclamou como sua legítima esposa, e sua atitude para com ela, depois disso, é um belo equilíbrio de amorosa ternura e severo julgamento. Passagens de ternura sem paralelo e de duro julgamento estão mescladas mutuamente a fim de demonstrar os sentimentos de Deus para com Seu povo em desobediência. O tema é a queixa de Deus onde Seu povo é falto de conhecimento; e por esse termo devemos entender não simplesmente algum conhecimento teórico, mas um contato íntimo e caloroso do coração do povo com o amoroso coração de Deus.