Resumo de PROFETAS MAIORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em teologia
Profetas Maiores
Profeta Isaías: Nenhum outro profeta há tão digno como ele de ser chamado o profeta evangélico. O seu nome significa: o senhor salva ou o senhor é a salvação.
O nome do pai de Isaias era Amós. Isaias nasceu no reino do bom Rei Uzias, e foi no último ano da vida desse monarca que recebeu a chamada ao ministério profético.
O livro não contém qualquer evidência diretamente explícita que pode ter sido inteiramente escrito pelo próprio profeta.
Isaías fez várias profecias sobre Jesus Cristo: seu nascimento de uma virgem, seria chamado de Emanuel, seria precedido por João, seu ministério iniciado na Galileia, seria pobre humilde, terno e compassivo, faria milagres e seria odiado pelos Judeus, etc.
O profeta Jeremias: quando Deus chamou Jeremias ao Ministério profético a Assíria sujeitara Judá ao seu domínio, cobrando-lhe tributo.
O próprio livro diz que Baruque o escriba, escreveu as profecias que Jeremias pronunciou.
Jeremias era de fato um homem de Deus, sensível a toda a influência espiritual, de profunda emoção, não podia ser comprado nem cavilosamente convencido. Foi um homem de Deus do princípio ao fim, um patriota fiel até a tragédia. Previu o exilio como uma punição inevitável e irrevogável, a não ser que houvesse uma conversão.
Lamentações. A tradição que Jeremias compôs esses poemas recua até a posição e ao título do livro na septuaginta.
É uma coleção de cinco cânticos que choram a queda da cidade santa de Jerusalém e ocorreu em 587 A.C. Os quatro primeiros são acrósticos. O quinto reconhece a culpa do povo por causa dos seus pecados e o convoca a penitência e oração.
O profeta Ezequiel. O profeta Ezequiel é o autor do livro. Ele era contemporâneo de ambos, Jeremias e Daniel. Escrito provavelmente entre 593 e 565 A.C., durante o cativeiro babilônico dos Judeus.
Ezequiel foi enviado a Babilônia com a idade de vinte e cinco anos. Aos trinta anos ele teve uma visão majestosa da glória do Senhor que cativou o seu ser na Babilônia. Ezequiel usou vários métodos para transmitir a palavra de Deus ao seu povo. O livro de Ezequiel pode ser dividido em quatro partes: 1- A profecia sobre a ruína de Jerusalém. 2- A profecia do juízo de Deus sobre as nações vizinhas. 3- Uma última chamada para o arrependimento de Israel.4- Profecia sobre a futura restauração de Israel.
O profeta Daniel. O livro de Daniel foi escrito pelo próprio Daniel. Foi escrito entre 540 e 530 A. C. O livro pode ser dividido em três partes: na primeira parte Daniel e seus três amigos foram deportados para a Babilônia e por causa de sua coragem e das bênçãos eles foram promovidos ao serviço do Rei. Nabudonosor teve um sonho que só Daniel pode decifrar. Na segunda parte, Nabucodonosor fez uma grande estátua e Sidra que, Mesa que e Abedi nego se recusaram a adorá-la, mas foram milagrosamente poupados por Deus, apesar de terem sidos jogados na fornalha quente. Na terceira parte Daniel é jogado na cova dos leões por se recusar orar ao Imperador, mas foi miraculosamente salvo. Daniel tem uma visão que envolve um carneiro, um bode, e vários chifres.