Resumo de PROFETAS MENORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: PROFETAS MAIORES-resumo
Alice Damasceno Santos
No Antigo testamento os livros que estão dispostos de Isaías a Malaquias são classificados como proféticos. Ao todo são 17 livros, divididos em dois grupos. O primeiro grupo formado por cinco livros é denominado Profetas Maiores e o segundo grupo formado por doze livros é denominado Profetas Menores. A designação maiores ou menores é apenas uma forma de classificação e refere-se ao tamanho do escrito produzido pelo profeta, independente de seu ministério. Pois todos os profetas foram igualmente importantes e cumpriram o seu ministério mediante o propósito de Deus.
Os livros que pertencem ao grupo dos Profetas maiores são:
Livro de Isaías- escrito pelo Profeta Isaías, filho de Amós irmão de Amazias e primo de Uzias. Isaías, nascido em 765 a.C., aos 25 anos teve sua chamada pessoal direta ao ministério profético dentro do recinto do templo de Jerusalém após a morte de Uzias e a missão que lhe foi confiada nesse dia foi amplamente realizada. O livro foi escrito como uma advertência ao povo sobre a necessidade de arrependimento dos seus pecados e como uma apresentação das revelações da misericórdia de Deus prevendo abençoar o remanescente fiel de seu povo através da vinda de um messias e seu reino. O nome Isaías significa "O SENHOR Salva" ou "O SENHOR é Salvação"
Livro de Jeremias- Jeremias era um homem, que se apoiava no sentimento de adoração e submissão ao espirito de Deus e que segundo a Bíblia, Baruque, o escriba, escreveu as profecias pronunciadas por ele (ver especialmente Jr 36.32),. Possivelmente Baruque parece ter sido seu fiel amanuense. Jeremias teve sua chamada ao ministério profético em 626 a.C., e o seu livro foi escrito com o propósito de exortar o povo acerca do motivo de estarem sendo provado. E para mostrar-lhes que o arrependimento era fundamental para que o povo de Deus voltasse para a terra Prometida.
Livro das Lamentações- por ter sido atribuída a autoria deste livro a Jeremias o título mais completo é, As Lamentações de Jeremias", razão pela qual a Septuaginta o coloca após as profecias de Jeremias como encontramos em nossas versões portuguesas. Todavia o estilo literário das Lamentações dão idéia se serem originados de várias fontes, oque torna impossível identificar um único autor. Acredita-se que o livro foi escrito por volta de 540 a.C.
Livro de Ezequiel – escrito pelo Profeta Ezequiel em 597 a.C., um dos judeus exilados na Babilônia, razão pela qual o contexto histórico de seu livro é a Babilônia. Um dos propósitos do livro de Ezequiel era incentivar os exilados a permanecerem fiéis a Deus e as suas promessas relacionadas a era messiânica. Ezequiel era profeta e sacerdote, e suas mensagens eram dirigidas aos cativos na Babilônia bem como ao povo hebreu que ainda permaneceu na Palestina.
Livro de Daniel- escrito pelo profeta Daniel o qua foi deportado para Babel por Nabucodonosor onde conseguiu um posto na corte. Sua observância da lei de Deus lhe favoreceu uma grande sabedoria, e a capacidade de interpretar sonhos e mistérios. O propósito de Daniel em seu livro é mostrar que Deus é soberano, mesmo em meio a escravidão de uma nação pagã. O livro de Daniel pode ser comparado ao livro neo-testamentário do Apocalipse.
O profeta é alguém chamado por Deus para uma missão altamente espiritual, ou seja, um homem de Espírito. Um profeta é considerado um servo do Senhor, um homem de Deus, pois está ligado intimamente com Deus, e sua missão é cumprir e entregar a Mensagem de Deus aos povos.