Resumo de PROFETAS MENORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PROFETAS MENORES
CONCEITOS BÁSICOS DE PROFETAS MENORES
Estes doze livros se tornaram conhecidos como Profetas Menores no final do quarto século d.C. não porque foram considerados menos importantes ou menos inspirados, mas porque são geralmente menores do que os cinco Profetas Maiores, especialmente os livros de Isaías e Jeremias. Suas mensagens são mais sucintas do que as dos Profetas Maiores, mas igualmente poderosas.
PROFETAS MENORES
Os 12 livros dos profetas menores foram escritos durante um período muito extenso do século VIII ao III a.C. e por isso constituem fonte inestimável para o conhecimento da antiga civilização judaica, em seus aspectos sociais, religiosos e políticos. A ordem em que aparecem não é a mesma nas versões cristãs da Bíblia, a Vulgata e a Setenta que por sua vez diferem da adotada pelo texto Massorético . Em nenhuma das três a ordem observada é a cronológica. Na tradição hebraica, são conhecidos pelo nome de tere asar, que na língua aramaica significa 12, e estão colocados logo depois do livro de Ezequiel.
Antes do tempo de Cristo, estes doze livros foram reunidos em um só rolo, coletivamente conhecidos como “Os Doze”. Sua extensão combinada (sessenta e sete capítulos) é aproximadamente igual à de Isaías. A única importância cronológica da ordem dos Profetas Menores na Bíblia portuguesa é que os seis primeiros foram escritos antes dos seis últimos.
Os Profetas Menores, de Obadias a Malaquias, cobrem quatro séculos de história através dos Impérios Assírio, Babilônico e Persa. Três foram profetas do reino do norte (Jonas, Amós, Oséias). Seis foram profetas do Reino do Sul (Obadias, Joel, Miquéias, Naum, Sofonias e Habacuque).
SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO "PROFETAS MENORES”
Embora os dezessete livros proféticos do Antigo Testamento sejam o “continente obscuro da Escritura”, as pessoas têm ainda menor familiaridade com os doze profetas menores como um todo do que com os cinco profetas maiores.
SIGNIFICADO DO NOME DE CADA PROFETA
Quase invariavelmente o nome de cada profeta tem um significado que se harmoniza de maneira extraordinária com a sua mensagem. Essa "coincidência" providencial tinha um significado genuíno na opinião dos hebreus antigos, para quem os nomes eram muito importantes. Com muita frequência, Deus usou nomes para transmitir mensagens.
ÊNFASE DO DIA DO SENHOR
Joel é conhecido como o profeta do dia do Senhor, por ter supostamente cunhado a frase para o grande dia do julgamento das nações pelo Senhor. Entretanto, ele pode ter tomado a expressão de Obadias que a usou vinte anos antes com referência ao futuro julgamento de Edom.
Profeta do derramamento do Espírito no pentecoste Joel 2:28-32 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. v29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. v30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. v31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. v32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Tanto Pedro quanto Paulo usaram esse texto como uma profecia da dispensação cristã Atos 2:16-21 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: v17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; v18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; v19 E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. 20 O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; v21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Pedro usou-o para confirmar a validade do dom de línguas no Pentecoste; Paulo usou-o para confirmar a validade da oferta de salvação pela fé a todo o mundo. Nenhum deles afirmou que a profecia tinha sido totalmente "cumprida" no Pentecoste, mas que o derramamento do Espírito fazia parte dela.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018