Resumo de PROFETAS MENORES
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FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
2000
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: PROFETAS MAIORES
a divisão dos livros
De isasias a Malaquias são livros proféticos divididos em dois grupos:
a) Isaias jeremias lamentações, Ezequiel e Daniel profetas maiores
b) O os outros 12 livros como profetas menores
Os profetas famosos
Os livros dos profetas, formando quase um terço do Velho Testamento, contêm a doutrina e, em certos casos, a história pessoal dos profetas que apareceram isolados, a intervalos ou contemporaneamente, desde o séc. VIII ao séc. IV A. C. Este período é notável pelo largo desenvolvimento do pensar humano, e pelo aparecimento de ilustres orientadores do espírito em todos os países do globo. Jeremias e Ezequiel insistiam na pregação do culto interior e puro a Deus, na conduta sincera e na responsabilidade pessoal, Confúcio dava à religião da China uma forma definitiva, enquanto Sidarta na Índia lançava os fundamentos do Budismo. um período de grandes acontecimentos políticos: Israel, deixava de existir; a Assíria perdia a sua independência; Babilônia era submetida pelos persas; Jerusalém, após ter sofrido uma destruição total, vivia um período de ressurgimento nacional estratégia, sem que todavia, nenhum sábio, nenhum político, nenhum herói tenham superado esses homens de poder e de visão, que foram os profetas de Israel e de Judá.
A vocação de um profeta
Os pregadores do séc. VIII não foram os primeiros profetas, no sentido que normalmente lhe atribuímos, dos olhos de abrao, testemunhas duma doutrina fixa, se baseou na pregação de moises, os profetas, chamados por Deus uma missão espiritual. a Escritura atribui aos profetas dizem algo do caráter e da natureza da obra desses homens excepcionais. O que vinha a ser então o profeta? Primeiramente um "homem de Deus", quer dizer mais intimamente ligado a Deus do que os outros homens, e, portanto, mais reto e mais justo do que eles. Em segundo lugar o profeta é um "servo DO SENHOR", com uma missão especial a cumprir, a de entregar uma mensagem aos povos. Daí ser o profeta o "mensageiro DO SENHOR". As suas palavras tinham uma autoridade e uma força que só podiam advir de Deus. Finalmente o profeta é um "homem de Espírito", no dizer de Oséias (Veja: Os 9.7). Isto no que se refere ao poder e à autoridade do profeta. Não por mérito próprio, a visão do profeta, um dom sobrenatural, uma visão revelada por Deus. Diferente de Elias e Eliseu, os últimos profetas não operavam milagres. Confiavam inteiramente nas palavras escritas ou proferidas, e reforçadas de vez em quando por uma ação simbólica (cfr. Jr 28.10). Embora unidos ao passado, interessavam-lhes, sobretudo, as circunstâncias do presente. Por isso, as suas obras refletem a vida política, econômica, social, moral e religiosa da época em que viveram. Assim se explicam algumas das descrições de reinados sucessivos dos livros dos Reis e das Crônicas.
O que acontecia na historia
Após muitos séculos as atividades profetas, a historia de israel e de juda afetas pela ganancia dos países, assíria, babilônia e persia.
Isaías previu a queda de Samaria e Damasco. Não obedecendo aos conselhos do profeta, o rei da Judéia, Acaz, pediu socorro à Assíria, a que Tiglate-Pileser III respondeu com a invasão duma grande parte de Israel, levando a população dos territórios invadidos e reduzindo o reino do norte a estreitas fronteiras. Peca foi assassinado por Oséias, e Israel mais uma vez passou a pagar tributo à Assíria. Em 732 A. C. Damasco sofre a invasão da Assíria, o mesmo sucedendo dez anos mais tarde a Samaria. Oséias, encorajado pelo Egito, revolta-se contra a Assíria, mas falhou a tentativa de atingir a liberdade
Israel, no reinado de Jeroboão, Judá no tempo de Uzias aproveitou a relativa liberdade e independência para desenvolver o poderio militar e intensificar o comércio, Acaz, seu sucessor, não ouvir as advertências do profeta na altura da guerra entre a Síria e Efraim, Judá perdeu a sua independência, o que veio trazer conseqüências desastrosas para a vida religiosa da nação.
Exéquias manteve a politica de sujeira de seu pai, o egito fomentar uma revolta entre as nações menores, Isaías opôs-se a uma aliança e previu a queda do país. Associou, todavia, o usurpador babilônico a Merodaque-Baladã, depois do que profetizou o cativeiro de Babilônia (cfr. 2Rs 20.12-21). Morto Sargom II em 705 A. C., Ezequias revoltou-se contra a Assíria e atacou os filisteus, que eram seus tributários, A reforma de Ezequias, efetuada no tempo de Isaías e Miquéias, eliminou as práticas introduzidas por seu pai Acaz (cfr. 2Rs 16.2-4,10-12). Seu filho Manassés, porém, prestou vassalagem à Assíria e voltou ao paganismo, desta vez acompanhado duma série de perseguições e de atos de violência, que tornaram detestável o seu reinado. Jeremias protestou contra o culto da Rainha do Céu, então freqüente entre os judeus no Egito, as mulheres logo replicaram que não podiam abandonar tal culto, uma vez que só a adversidade as perseguia, desde que seus pais deixaram de o praticar. O que diz o livro de Ezequiel, um grupo de judeus cativos levado Joaquim, um lugar abibe. gozavam de grande liberdade, pois é provável que vivessem em bairros próprios ou então num extenso território demarcado, onde não poderiam considerar-se prisioneiros no sentido rigoroso da palavra. Os anciãos organizavam a vida social e religiosa, livremente ao cormecio, lançados para a reconstrução do templo. Canaa nunca mais se deixaram seduzir pelos baals. Os sacrifícios não poderiam com facilidade ser oferecidos ao SENHOR, mas a oração substituí-los-ia. Guardava-se o sábado. Provavelmente lia-se a Bíblia com regularidade e em público, o que vinha fortificar os espíritos e contribuir para a divulgação da verdade. Era o princípio da sinagoga três reis sucederam reinaram por períodos relativamento curtos. Ciro, governador de Chuchan, pequena província do Elã, revoltou-se contra Estagies, rei da Média, e iniciou uma série de conquistas como crescimento do rei da ciro voltou a babilônia submeteu em esforço O gênio militar e outras virtudes guerreiras deste monarca entusiasmaram a imaginação dos escritores antigos. E assim termina o período babilônico com a subida ao poder do grande rei.
Grandes tribos organizadas lutam por algum tempo, menos êxito, população esquecendo as ordem de Deus, se misturam em casamento e deuses estranhos.
auxílio divino era suficiente transportar a arca para a batalha (Veja: 1Sm 4.5), ou então oferecer sacrifícios, embora com a consciência manchada por uma conduta irregular (Veja: Os 8.12-13). Sendo estes os frutos da primeira apostasia, a missão dos profetas era a de tornar conhecida a natureza de Deus, ou antes dirigir de novo a atenção para ela e considerá-la melhor. Cada um utilizava um processo diferente, porque as mensagens dos profetas variavam conforme a sua experiência pessoal, as circunstâncias particulares de cada caso e a cultura daqueles a quem eram dirigidas. Mas há um conjunto de verdades primordiais, que mais ou menos constituem a doutrina dos profetas.
1) DEUS É O LEGISLADOR ONIPOTENTE DO UNIVERSO. É o Deus ou o Senhor dos Exércitos (Veja: Am 5.27). Quanto ao significado original desse epíteto, não é fácil descobrirmos se relaciona com o comando das tropas de Israel ou com os exércitos celestes.
Ele é o Criador dos confins da terra e não se esgota a Sua energia criadora (Veja: Is 40.28). Ele formou os corpos celestes e as massas rochosas das montanhas Ele é o Criador dos confins da terra e não se esgota a Sua energia criadora (Veja: Is 40.28). Ele formou os corpos celestes e as massas rochosas das montanhas. Ele aciona os ventos, dirige a luz e orienta a chuva. O prado verdejante é um precioso dom de Deus. O míldio, os gafanhotos e outras forças ocultas de destruição obedecem às Suas ordens (Veja: Am 4). O poder do Senhor manifesta-se ainda, e em larga escala, em todos os acontecimentos da história humana. Foi Ele quem retirou os israelitas do Egito e os levou para além de Damasco; (Veja: Am 5.27), quem levou o povo da Síria para Quir, de onde o tinha retirado (Veja: Am 1.5; Am 9.7). A Assíria é a vara da Sua ira (Veja: Is 10.5). Foi Ele quem suscitou os caldeus para realizar os Seus desígnios, (Veja: Hc 1.6), e quem cinge Ciro para realizar o que Lhe agradar (Veja: Is 44.28; Is 45.5). povo revoltou-se contra Ele, expondo-se a sofrer graves conseqüências. Mesmo assim não o abandonou e manteve firme o plano previsto (Veja: Is 6.13; Mq 5.7-8). Deus só deseja o bem do Seu povo. Por isso não o entrega nas mãos dos inimigos, senão após inúmeros conselhos (Veja: Jr 25.4,11). O conceito de deus ele habita eternidade, o espirito abatido o coração dos contritos, ezequil deus não deseja a morte do ímpio , mantem os seus pecados e viva. Deus so deseja o bem do seu povo, não entrega nas mãos dos seus inimigos, inúmeros conselhos,os chefes espirituais e religiosos. Isaías, todos eram pecadores que alcançaram misericórdia e obtiveram o perdão, graças ao poder divino nele manifestado. Seu povo revoltou-se contra Ele, expondo-se a sofrer graves conseqüências. Mesmo assim não o abandonou e manteve firme o plano previsto (Veja: Is 6.13; Mq 5.7-8). Deus só deseja o bem do Seu povo. Por isso não o entrega nas mãos dos inimigos, senão após inúmeros conselhos (Veja: Jr 25.4,11). ). Deus só deseja o bem do Seu povo. Por isso não o entrega nas mãos dos inimigos, senão após inúmeros conselhos (Veja: Jr 25.4,11). A doutrina dos profetas era de caráter acidental, a maior parte das vezes apresentada negativamente, na descrição e na denúncia do pecado. justo é obter um voto favorável no tribunal de Deus Daí, o condizer com o sumo-bem, que vem a ser a graça divina ou seja uma bênção não só espiritual. O pecado é que impede de se procurar e atingir o sumo-bem; afeta o culto e a conduta dos povos; conduz à idolatria e afasta as almas do caminho do bem apontado pelo SENHOR.
A natureza de Deus
Caráter e valor das relações, vem das formas do objeto do culto. A morte de josue, mesmo israel já na terra prometida seus abitantes ainda não eram dominados.
possível que alguns adorassem o verdadeiro Deus, apenas enquanto era um dos muitos a quem podia prestar-se culto. acreditavam, por exemplo, que para obter o ajuda divino era suficiente transportar a arca para a batalha ,1Sm 4.5), ou então oferecer sacrifícios, embora com a consciência manchada por uma conduta irregularexemplo Os 8.12-13). Os frutos da primeira apostasia, a missão dos profetas era a de tornar conhecida a natureza de Deus, ou antes dirigir de novo a atenção para ela e considerá-la melhor. Cada um utilizava um processo diferente, porque as mensagens dos profetas variavam conforme a sua experiência pessoal, as circunstâncias particulares de cada caso e a cultura daqueles a quem eram dirigidas. Mas há um conjunto de verdades primordiais, que mais ou menos constituem a doutrina dos profetas.
A natureza de Deus
Caráter e valor das relações, vem das formas do objeto do culto. A morte de josue, mesmo israel já na terra prometida seus abitantes ainda não eram dominados.
possível que alguns adorassem o verdadeiro Deus, apenas enquanto era um dos muitos a quem podia prestar-se culto. acreditavam, por exemplo, que para obter o ajuda divino era suficiente transportar a arca para a batalha ,1Sm 4.5), ou então oferecer sacrifícios, embora com a consciência manchada por uma conduta irregularexemplo Os 8.12-13). Os frutos da primeira apostasia, a missão dos profetas era a de tornar conhecida a natureza de Deus, ou antes dirigir de novo a atenção para ela e considerá-la melhor. Cada um utilizava um processo diferente, porque as mensagens dos profetas variavam conforme a sua experiência pessoal, as circunstâncias particulares de cada caso e a cultura daqueles a quem eram dirigidas. Mas há um conjunto de verdades primordiais, que mais ou menos constituem a doutrina dos profetas.
1) DEUS É O LEGISLADOR ONIPOTENTE DO UNIVERSO. É o Deus ou o Senhor dos Exércitos (Veja: Am 5.27). Quanto ao significado original desse epíteto, não é fácil descobrirmos se relaciona com o comando das tropas de Israel ou com os exércitos celestes.
Após muitos séculos as atividades profetas, a historia de israel e de juda afetas pela ganancia dos países, assíria, babilônia e persia.