Resumo de PROFETAS MENORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel Teologia
Profetas Menores
Estes doze livros ficaram conhecidos como Profetas Menores no final do século quatro D. C., não porque foram considerados menos importantes ou menos inspirados, mas porque são geralmente menores do que os cinco profetas maiores.
Livro de Oséias. Autor, Oséias, escrito entre 755 a 725 A.C. Pode ser dividido em duas partes: 1- É uma descrição de uma mulher adúltera e um marido fiel, simbolizando a infidelidade de Israel a Deus através da de ídolos e sua eventual restauração. 2- Contém a condenação de Israel, especialmente Samaria pela adoração de ídolos.
O livro de Joel. Ele foi escrito por Joel provavelmente escrito entre 835 e 800 A.C. O livro fala de uma terrível praga de gafanhoto que é seguida por uma grande fome em toda a terra. Joel usa esses acontecimentos como catalisador para enviar palavras de aviso a Judá. Joel apela para o povo para que se arrependam, pois o dia do Senhor está chegando, um dia de ira e Juízo de Deus.
O livro de Amós. Autor do livro o profeta Amós. O livro de Amós foi provavelmente escrito entre 760 e 753 A.C. O livro diz que Amós pode ver por trás do poder e prosperidade de Israel que a nação é completamente corrupta. Os pecados são idolatria, culto pagão, ganancia, liderança corrupta, e opressão dos pobres. As visões de Deus pelo profeta Amós revelam a mesma mensagem enfática, o julgamento está próximo.
O livro de Jonas. Provavelmente escrito pelo profeta Jonas. A data provável entre 793 e 758 A.C. O livro conta que o orgulho e o medo levaram Jonas a fugir de Deus. Ele não quis ir a Nínive pregar o arrependimento e pegou um navio em direção a Társis. Uma grande tempestade cai sobre o navio e Jonas é descoberto pelos marinheiros e lançado ao mar onde é engolido por um peixe grande e fica três dias em sua barriga e depois é lançado em terra. Arrependido Jonas faz a sua viagem de volta para Nínive e prega o Juízo de Deus ao povo de Nínive que se arrepende e Deus suspende o seu julgamento. Jonas fica insatisfeito, mas logo aprende a lição quando Deus usa o vento, uma planta e um verme para lhe ensinar que ele é misericordioso.
Livro de Miquéias. Autor do livro foi o profeta Miquéias, provavelmente escrito entre 735 e700 A.C. O profeta Miquéias condena os governantes, sacerdotes e profetas de Israel que exploram e enganam o povo. O governante ideal viria de Belém para defender a Nação. O profeta proclama o triunfo do reminiscente de Jacó. Israel confessa seu pecado e recebe garantia de libertação por meio de atos poderosos do Senhor.
Livro de Naum. O autor do livro é o profeta Naum. Foi escrito provavelmente entre 663 e 612 A.C. Nínive volta novamente a idolatria e a violência e arrogância. Deus envia Naum para exortá-los ao arrependimento, mas os ninivitas não escutaram o profeta e a cidade ficou sob o domínio da Babilônia.
O livro de Habacuque. Provavelmente o autor seria o profeta Habacuque. Escrito entre 610 e 605 A.C. O profeta Habacuque questiona Deus por uma resposta porque seu povo escolhido tem sofrido em cativeiro. Deus não lhe responde dando mais informações, Deus diz que a terra é para estar silenciosa diante dele.
O livro de Sofonias. O seu autor foi o profeta Sofonias, provavelmente escrito entre 735 e 725 A.C. Sofonias pronuncia o Juízo do senhor sobre toda a terra , sobre Judá , sobre as nações vizinhas. O dia de Julgamento de Deus é mencionado nas escrituras, os profetas o chamaram de o dia do Senhor.
O livro de Ageu. Provavelmente foi o profeta Ageu que escreveu. Escrito provavelmente em 520 A.C. Deus enviou o seu servo Ageu para advertir o povo de Israel a colocar sua prioridade em Deus.
O livro de Zacarias. O autor seria o profeta Zacarias. Provavelmente escrito entre 520 e 470 A.C. Zacarias enfatizou que Deus tem usado seus profetas para ensinar advertir o seu povo. Infelizmente o povo recusou a ouvir. Seu pecado trouxe a punição de Deus.
Livro de Malaquias. Escrito pelo profeta Malaquias, provavelmente entre 440 e 400 A.C. Malaquias escreveu palavras do Senhor ao povo escolhido de Deus que tinha se desviado, especialmente aos sacerdotes que tinham abandonado ao Senhor. Apesar do pecado do povo e de se afastarem de Deus, Malaquias reitera o amor de Deus por seu povo.
Livro de Obadias. Escrito pelo profeta Obadias, provavelmente entre 848 e 840 A.C. Obadias é o menor livro do antigo testamento, ele usa a oportunidade para condenar Edom pelos pecados contra Deus e Israel. Os pecados de orgulho por parte de Edom exige agora uma forte palavra de julgamento do Senhor.