Resumo de PROFETAS MENORES
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
São conhecidos como Profetas Menores os doze últimos Livros proféticos do Antigo Testamento. Eles são assim conhecidos pelo seu pequeno volume literário. São os seguintes:
1. Oseias
2. Joel
3. Amós
4. Obadias
5. Jonas
6. Miqueias
7. Naum
8. Habacuque
9. Sofonias
10. Ageu
11. Zacarias
12. Malaquias
Oséias: Trata-se dos assuntos familiares desse profeta de DEUS, e relaciona-se como casamento simbólico de Jeová com o Israel antigo, por meio da lei mosaica.
Joel: É um livro pequeno, de apenas 04 capítulos. Provavelmente foi escrito depois do exílio em Babilônia, por volta do ano 400 a.c.
Amós: De todos os profetas clássicos, a mensagem menos esperançosa é a de Amós. O destino de Israel- A destruição é certa, inevitável, completa.
Obadias: É uma visão à respeito de Edom. Os edomitas foram os descendentes de Esaú, irmão de Jacó e neto de Abraão.
Jonas: A desobediência e revitalização são os principais temas desse livro. A experiência de Jonas no ventre de um grande peixe lhe proporciona uma oportunidade única para buscar uma libertação ao se arrepender durante este retiro bastante diferente. Sua desobediência inicial o leva não apenas à sua revitalização pessoal, mas à dos ninivitas também.
Miqueias: Esse livro se caracteriza pela condenação dos ricos por explorarem os pobres. Denuncia os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria.
Naum: Este livro é uma "pronúncia contra Nínive", capital do Império Assírio. Para os crentes, o cumprimento histórico daquela pronúncia profética atestaria a autenticidade do livro.
Habacuque:
O livro de Habacuque é diferente dos demais livros dos profetas em seu estilo literário, pois em momento algum há profecias contra esta ou aquela nação ou pessoa em particular, porém o que se pode ver é um diálogo entre o profeta e Deus.
Sofonias: O objetivo dessa profecia era divulgar um chamado de undécima hora à nação, condenando sua idolatria e advertindo o povo sobre o grande dia da ira divina que estava para vir.
Ageu: O profeta Ageu foi o autor do livro do Antigo Testamento que traz seu nome. O profeta Ageu de alguma forma testemunhou a crescente apatia durante o período pós-exílico, e no momento apropriado, foi usado por Deus como profeta entre seu povo.
Zacarias: Zacarias, assim como Ageu se preocupa com a reconstrução do Templo de Jerusalém, mas dá maior destaque à restauração nacional e às suas exigências de pureza e moralidade.
Malaquias: é um livro profético que faz descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias. Por ser um livro curto e de acordo com a catalogação, Malaquias é o último dos profetas menores.