Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A palavra “didática” se origina do termo grego didaskw (que significa ‘expor claramente’, ‘demonstrar’, ‘ensinar’, ‘instruir’). Em primeira instância, este sentido mais originário corresponde aproximadamente a tudo aquilo que é “próprio para o ensino”.
A didática foi concebida como base de uma reforma educacional importante pela primeira vez no século 17, com João Amós Comenius, em sua obra Didática Magna. Nesta época ele havia observado que a educação se dava de maneira muito espontânea, permeada de puro praticismo, não havia sistematização, organização ou planejamento. Com o objetivo de organizar e sistematizar a educação, Comenius escreveu a Didática Magna, que pretendia estabelecer os fundamentos da “arte universal de ensinar tudo a todos”, privilegiando sobretudo o professor, o método e o conteúdo.
Nota-se aqui que desde o seu surgimento a didática torna-se fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interliga a teoria e prática educativa.
Segundo Libâneo (2002), a didática é uma ponte mediadora entre a teoria e a prática docente. E ela que interliga as bases teóricas à ação prática, evitando o espontaneísmo e fornecendo aos profissionais da educação uma práxis educativa sólida.
A didática tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem na sua globalidade. Sendo assim, está inteiramente ligada à teoria da educação, às teorias da organização escolar, às teorias do conhecimento e à psicologia da educação. Esse suporte teórico é a base da prática educativa. Neste sentido, a didática torna-se o principal ramo de estudos da pedagogia, pois é necessário dominar bem todas as teorias para que haja uma boa prática educativa. Assim, o educador dispõe de recursos teóricos para organizar e articular o processo de ensino e aprendizagem.
Por sua vez, a didática investiga os fundamentos, condições e modos de realização do ensino, ocupa-se dos métodos, conteúdos e organização da aula. Ela oferece embasamento para a relação ensino-aprendizagem, eliminando a dicotomia entre teoria e prática.
Nota-se que a problemática que permeia a educação em torno da didática consiste na dificuldade de mediar conhecimento prático e teórico, na medida em que muitos educadores apresentam uma concepção fragmentada e ambígua desta interação, chegando ao ponto de dissociá-las. Essa separação entre teoria e prática impossibilita os profissionais da educação de articular a teoria em proveito da prática, pois uma subsidia a outra. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a reduzir-se ao extremo do praticismo. Nesse sentido, a didática visa a contribuir para a superação dessa dificuldade, proporcionando ao profissional da educação embasamento teórico-prático.
Os profissionais da educação precisam ter um pleno “domínio das bases teóricas científicas e tecnológicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino” (LIBÂNEO, 2002, p. 28), pois é através desse domínio que ele poderá estar revendo, analisando e aprimorando sua prática educativa.