Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DA DISCIPLINA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Conceito
É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação.
A existência da psicologia da educação como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis, segundo Coll (2004) tem sua origem na crença de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos.
Áreas de atuação do psicólogo
Vejamos alguns exemplos de atuação do psicólogo.
No campo da medicina, o psicólogo pode realizar pesquisas sobre os efeitos de medicamentos no comportamento humano, sobre a origem psíquica de muitas doenças, sobre os efeitos do isolamento físico no estado de saúde, sobre as causas de certos desajustamentos mentais, etc.
Na indústria, o psicólogo pode estudar as condições que aumentam a eficiência e diminuem a fadiga e os acidentes.
Na educação, dois aspectos merecem atenção especial do psicólogo: o estudo das diversas classes de desenvolvimento das pessoas e o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil.
A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais:
Compreensão do aluno e Compreensão do processo ensino-aprendizagem
Compreensão do aluno
A Psicologia da Educação é indispensável para que o professor tenha condições de compreender seus alunos e desenvolver um trabalho mais eficiente.
Não é a mesma coisa trabalhar com crianças de quatro anos, com crianças de dez anos ou com adolescentes. O aluno está em formação, em desenvolvimento. E em cada uma das etapas desse desenvolvimento tem características diferentes, necessidades diferentes, maneiras diferentes de entender as coisas. Daí a importância que tem para o professor o conhecimento integral do aluno, em seus aspectos físico, emocional, intelectual e social.
Além dos conhecimentos ligados ao desenvolvimento afetivo e intelectual dos alunos, a Psicologia da Educação pode ajudar o professor a compreender os alunos em suas relações com a família, com os amigos, com a escola, com a comunidade, etc. No decorrer de sua vida diária, o aluno sofre uma série de influências que vão ter repercussões, negativas ou positivas, em seu trabalho escolar.