Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da matéria Psicologia da educação
A Psicologia é a ciência responsável pelo estudo dos estados e processos mentais, buscando entender o comportamento do ser humano e de suas interações.
Ela possui várias ramificações de conhecimento, sendo uma delas a Psicologia da Educação, que se dedica a estudar o aprendizado nos ambientes educativos e a eficácia das intervenções neste contexto.
Para auxiliar você a entender melhor sobre a Psicologia da Educação e por que ela é vantajosa para quem deseja ser professor, preparamos o artigo de hoje. Continue conosco e conheça os benefícios dessa disciplina!
A Psicologia da Educação (ou Psicologia Educacional, como também é conhecida) corresponde ao ramo da Psicologia que se aprofunda no processo de ensino e aprendizado nas mais diversas vertentes, sendo algumas delas:
• o funcionamento dos mecanismos de aprendizagem em crianças e adultos;
• a eficácia das estratégias educacionais;
• o funcionamento da própria escola enquanto organização.
Ela também é responsável por entender tudo aquilo que pode ser um entrave para a absorção do fluxo de informação por parte dos alunos, como as dificuldades de aprendizagem (transtornos de déficit de atenção, dislexia, dislalia, entre outras) e os problemas emocionais.
Para ser eficiente em seu propósito, a Psicologia da Educação precisa ser desenvolvida junto aos educadores, de modo a tornar o processo de aprendizagem mais significativo para o aluno, sobretudo no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem e à motivação.
Além disso, é mais interessante ainda que os próprios educadores, em suas formações, tenham acesso a essa disciplina, de modo estar aptos a lidar com as mais diversas situações em sala de aula.
Podemos dizer que a Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo da educação.
A psicologia da educação é a ciência que estuda comportamento e manifestação de um organismo.
O Psicólogo vai procurar compreender o comportamento, os fatores que levam alguém a comportar-se de um jeito e não do outro.
A psicologia da educação procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem.
Dentro desse conceito, é de suma importância um bom relacionamento entre professor e o aluno, para que haja uma reciprocidade mútua. A Educação Tradicional compreende experiências e concepções pedagógicas que a caracterizam e de certa forma orientaram a educação desde o século XVIII até o século XX.
Processos educativos que tiveram espaço principalmente nas escolas religiosas.O professor ministrando o conhecimento ao aluno, enquanto que, o aluno lhe devolverá pela informação que aprendeu ou absorveu; então, o professor poderá ver e analisar o desempenho do aluno e, o quanto o seu objetivo ministrado foi alcançado.
Perceberá também o professor alguns fatos:
*se houve dificuldade
*quais foram
*e assim resolvê-las.
A aprendizagem é uma mudança de comportamento; só há aprendizagem na medida em que houver uma mudança no comportamento.
A motivação é o fator da aprendizagem, sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livros, sem escolas e sem uma porção de recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não haver motivação, não haverá aprendizagem.
Enfim, a Psicologia da Educação surge como resultado do esforço empreendido por muitos psicólogos e pedagogos, preocupados em aplicar o conhecimento, os princípios, as explicações e os métodos da Psicologia no campo das práticas da Educação. Assim, parece lógico que, como fruto do trabalho de psicólogos e pedagogos, a história da origem e da evolução da Psicologia da Educação confunde-se com a história da Psicologia científica.
Portanto vale resultar a importância da psicologia na área educacional, tanto para que o Pastor possa ensinar como para avaliar o aluno psicologicamente, e também entender a mente dos alunos.