Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
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Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Psicologia da Educação
RESUMO
A psicologia é uma área do conhecimento que tem um grande leque de abrangências. Sua atuação vai desde um acompanhamento hospitalar, nas relações interpessoais, no aconselhamento comportamental; se faz presente também nos departamentos, diretorias ou divisões de recursos humanos das empresas que contratam um maior numero de empregados; é indispensável nos departamentos de esportes e, principalmente no ambiente escolar, que vai desde a creche, escola infantil, ensino fundamental, médio e finalmente nas faculdades e universidades. No acompanhamento de portadores de certas patologias, por exemplo, a pesar de o psicólogo ser impedido de medicar é de grande ajuda no controle e ou recuperação do “paciente”.
Como a nossa disciplina é a psicologia da educação, retomemos então o foco educação: quando um aluno, por exemplo, apresenta baixo desemprenho (rendimento) na sala de aula, quando apresenta alguma mudança de comportamento, nada como a intervenção de um bom profissional da psicologia para acompanhar esse aluno no sentido de ajuda-lo a superar as dificuldades, ou até mesmo esse profissional da psicologia descobrirá o motivo ou os motivos e, juntamente com o corpo docente da escola procura resolver os problemas detectados. Isso acontece também nas organizações de trabalho, como, indústrias, nas grandes lojas comerciais, o psicólogo poderá auxiliar no trato e solução de problemas individuais ou coletivos.
O trabalho do psicólogo não se pauta apenas nos conhecimentos informais como, tradições, costumes, por exemplo, se tratam de um trabalho científico baseado em pesquisas, confrontações com históricos etc.
A psicologia da educação procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem. (apostila, p.13).
A psicologia da educação oferece contribuições em dois aspectos fundamentais que são: - compreensão do aluno – compreensão de suas necessidades, nos aspectos físico, emocional, intelectual, e social. O aluno é uma pessoa humana, portanto, com todos os problemas em que possa ter um ser humano, defeitos, revoltas, timidez, mas também com as qualidades a ele atribuídas. E, por se tratar de um ser em formação carece dos cuidados e compreensão por parte do professor e demais profissionais envolvidos no processo da educação (apostila, p. 14).
É importante que o corpo docente da escola, principalmente o professor, procure estimular o aluno (seja criança, adolescente ou em educação de adultos) a desenvolver sua criatividade. Promovendo descobertas de o novo, despertando curiosidades para novas descobertas; podendo inclusive aceitar sugestões da parte dos alunos, estimulando-os à criatividade; a final, o ambiente da escola não deve ser um clima de tensão, pode ser tratado com seriedade, porém, de forma amigável e descontraída.
A Educação é regulamentada pelo Estado e infelizmente, por esse motivo, não há tanto espaço para o estímulo à criatividade, tanto por parte do aluno, como por parte do professor, vez que esse quesito educação já vem moldado, e posto na cabeça do aprendiz; moldagem essa, que vem, quase sempre no sentido de preparar a pessoa para a produção e, principalmente para o consumo; também, não há muito espaço para o campo do pensar, já que o Estado com sua capacidade de intervenção nas pessoas impõe a forma do pensamento, chegando até ao extremo de em alguns casos, ser proibido à manifestação de pensamento diferente do pensamento pré-moldado advindo da parte do Estado, por mais que a constituição garanta a livre liberdade de expressão.
Avaliação – a avaliação escolar é outra imposição do Estado, todavia, já ultrapassado na sua forma de aplicação, parece até que a avaliação, como nos ingressos às instituições de ensino, por exemplo, é aplicada mais no sentido de limitar o ingresso do aluno na instituição de ensino, do que para medir propriamente dito sua capacidade intelectual; principalmente quando se refere aos concursos vestibulares, ingressos em colégios de renome etc. A avaliação do aluno deveria ser observada diariamente com o acompanhamento do desempenho em sala de aulas e nas atividades fora da sala de aulas.
Rio Verde, Goiás, 15 de novembro de 2018.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com