Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CONCEITO PISCOLOGICO
POR SUA DEFINIÇÃO entendemos o que faz um psicólogo nas diversas áreas que atuam, ela é a ciência do comportamento, considerando-se comportamento toda manifestação de organismo, andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar e mais. Logo ele procura compreender o comportamento, verificando os fatores que alguém faz. Logo que compreende explica o comportamento a pessoa, ajudando as pessoas se conhecerem mais,
Áreas de atuação
Na medicina, o psicólogo realiza pesquisas, efeitos e medicamentos sobre a origem psíquica de várias doenças.
Indústria ele estuda as condições que aumentam a eficiência e diminuem a fadiga e acidentes.
Educação, o estudo das diversas classes desenvolvimento das pessoas e o estudo aprendizagem
Importância da pesquisa
Muitos dos nossos conhecimentos vêm de pessoas mais idosas, vem de tradições populares, que adota a pesquisa cientifica e modificam as convicções do conhecimento.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ela procura utilizas as principais informações e pesquisas psicológicas, acerca do comportamento humano tornando-os mais eficientes no processo de ensino-aprendiz.
Seus aspectos fundamentais
a) Compreensão de suas necessidades características individuais desenvolvimento, aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais. Pois o aluno é uma pessoa concreta, tem preocupações problemas, defeitos e qualidades, que se desenvolva de forma harmônica e equilibrada.
b) Compreensão do processo de ensino, o professor não conhece o aluno. Ele precisa conhecer o processo da aprendizagem, o que facilita e o que complica sua aprendizagem.
Mas também existe outro aspecto de importância, a compreensão do papel de professor, para um melhor funcionamento.
Papel do professor
Que o professor também aprende quando ensina, como o aluno ao aprender também ensina. Ele não é senhor absoluto ou dono da verdade ou dos alunos para manipula-los, os alunos são pessoa humanas.
Aprendizagem
É a progressiva mudança do comportamento ligadas a repetições esforços dos indivíduos para enfrenta-los de maneira eficiente. Ela é uma modificação na disposição ou capacidade do homem.
Características
Podemos extrair duas das definições de aprendizagem
a) Uma mudança de comportamento, o aluno não sabe somar, agora sabe.
b) Resultante da experiência, nem todos os nossos comportamentos são aprendidos,
A realização do processo de aprendizado depende:
Da situação estimulada, soma dos fatores que estimulam os órgãos dos sentidos da pessoa que aprende.
Quem aprende, individuo antigo pela situação estimulada, o sistema nervo central que interpreta a situação estimulada e ordena a ação.
Repostas ação que resulta da estimulação e da atividade. Ao ouvir seu nome o indevido responde, na falta de luz acende o fósforo.
Aprendizagem de conceito
É uma cadeia de dois ou mais, para encontrar a área de um quadrado, multiplica-se a base por ela mesma. Área quadrado multiplica-se pela base.
Solução
São formas superiores de aprendizagem deixando a pessoa enfrentar suas dificuldades, para solucionar seus problemas. Para o indivíduo a solução do problema é necessário constante entre adultos.
Ao longo das pesquisas as repetições espaçadas são mais eficientes para aprendizagem, são necessárias sugerem-se os seguintes procedimentos:
a) Manter períodos de trabalhos, longos sem cansaço.
b) Dar intervalo a cada período de estudo intenso.
c) Procurar sempre revisar o assunto estudado.
É preciso dedicação para um bom aprendizado, uma aprendizagem livre é mais eficiente do que mecanicamente orientado.
Fatores prejudicam
O sistema social produz uma escola inadequada ao desenvolvimento da criança, pois elas fazem de tudo para os alunos se adapitarem.
O material a ser aprendido tenha significado pessoal para o aluno. O material com sentido e esquecido muito mais depressa.
A motivação fundamental da aprendizagem. Precisa de motivo para ter aprendizagem.
Nem sempre tem a tenção devia a aprendizagem e a motivação do professor.
Por isso é preciso transmitir a matéria, cobrar as provas, dar as notas, como nas escolas.Motivar significa predispor o indivíduo para certo comportamento desejável naquele momento. O aluno está motivado para aprender quando está disposto a iniciar e continuar o processo de aprendizagem, quando está interessado em aprender um certo assunto, em resolver um dado problema, etc.
Liliane navarro pedraca