Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso: livre de Bacharel em Teologia
Resumo psicologia da educação
A psicologia da educação é uma das principais disciplinas que auxilia a pedagogia na educação dos alunos.
O primeiro tópico do livro fala sobre o conceito geral da psicologia da educação, do trabalho do psicólogo de maneira geral, a sua área de atuação no campo da medicina, na indústria, na educação. Sendo que a educação é o foco onde vamos ampliar os estudos.
A psicologia da educação é uma ciência que exige uma metodologia baseada num processo empírico de verificação ao qual chamamos experimentação.
O segundo tópico da psicologia da educação procura utilizar princípios e informações acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino- aprendizagem, a compreensão do aluno no processo ensino- aprendizagem, e o papel do professor.
O terceiro tópico, o que é aprendizagem, explica o processo de aprendizagem, destacando o seu caráter progressivo e de mudança de comportamento.
O quarto tópico, teorias de aprendizagem. A teoria da aprendizagem é: a teoria do condicionamento (Skiner), a teoria Gestalt(Köheler, Koffk e Hartmann), teoria do campo(Kurt Lewin), teoria cognitiva(John Dewei), teoria fenomenológica(Snigg e Combs).
O quinto tópico, motivação da aprendizagem, apresenta as teorias do condicionamento, a teoria cognitiva, teoria humanista, e a teoria psicanalista.
O sexto tópico, professores e aluno, fala sobre a relação de aprendizagem entre professores e aluno, uma relação estática onde o aluno é simplesmente um agente passivo e o professor um transmissor de conhecimento ou uma relação dinâmica onde professor e aluno interagem e ambos ensinam e aprendem nessa relação dinâmica. Também falou dos diversos tipos de líderes: o autoritário, o democrático, o permissivo.
No sétimo tópico, a importância da liberdade fala sobre a liberdade na sala de aula. Como o professor pode promover a liberdade na sala de aula, o trabalho em grupo, etc.
No oitava tópico, a aprendizagem criativa, vemos como a escola no Brasil desfavorece a criatividade, com o aluno passando três quatro horas sentados copiando o que o professor escreve na lousa, estimulando o conformismo e a passividade, a imitação, a repetição.
No nono tópico, retenção e esquecimento da aprendizagem, vimos o que os alunos depois de percorrerem todos os graus escolares acabam esquecendo quase tudo que estudou. A questão é que a escola está afastada da realidade do aluno.
No décimo tópico, por uma aprendizagem eficiente, mostra como aprender mais com menos tempo e esquecer mais devagar ou nunca esquecer.
No décimo primeiro tópico, fatores que prejudicam a aprendizagem. Vimos que o que mais prejudica a aprendizagem é a própria escola e o sistema social do qual ela faz parte, Vários fatores podem prejudicar os alunos, são eles: fatores escolares, familiares, individuais.
No décimo segundo tópico, avaliação da aprendizagem, se verifica o processo de avaliação na escola, o seu conceito e significado para o aluno, as etapas de avalição, as provas objetivas, orais dissertação, o problema da reprovação, e a auto avaliação.