Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Podemos dizer que a Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional é uma subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituinte do processo da educação.
A psicologia da educação é a ciência que estuda comportamento e manifestação de um organismo. O Psicólogo vai procurar compreender o comportamento, os fatores que levam alguém a comportar-se de um jeito e não do outro.
A psicologia da educação procura utilizar os princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem.
Dentro desse conceito, é de suma importância um bom relacionamento entre professor e o aluno, para que haja uma reciprocidade mútua.
A Educação Tradicional compreende experiências e concepções pedagógicas que a caracterizam e de certa forma orientaram a educação desde o século XVIII até o século XX. Processos educativos que tiveram espaço principalmente nas escolas religiosas.
O professor ministrando o conhecimento ao aluno, enquanto que, o aluno lhe devolverá pela informação que aprendeu ou absorveu; então, o professor poderá ver e analisar o desempenho do aluno e, o quanto o seu objetivo ministrado foi alcançado. Perceberá também o professor alguns fatos:
*se houve dificuldade
*quais foram
*e assim resolvê-las.
A aprendizagem é uma mudança de comportamento; só há aprendizagem na medida em que houver uma mudança no comportamento.
A motivação é o fator da aprendizagem, sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livros, sem escolas e sem uma porção de recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não haver motivação, não haverá aprendizagem