Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Psicologia da Educação psicologia é a ciência que trata o ser humano no seu aspecto mental e sua interação no meio em que vive.
Vamos tratar aqui a psicologia da educação, a psicologia está inserida em todos os setores da sociedade, nas indústrias, na medicina, na educação pois o psicólogo é o que avalia o comportamento humano frente à toda e qualquer situação e se há variação mórbida desse comportamento, na educação a psicologia vai tratar e ou acompanhar a evolução e desenvolvimento cognitivo na aprendizagem, nessa área o psicologo vai avaliar todos os ângulos, ouvir todas as partes envolvidas imparcialmente até chegar ao x da questão, numa escola ele tem que tentar entender do ponto de vista do aluno o porque não aprende por exemplo, se a este aluno são oferecidas as mesmas oportunidades que seus colegas que estão bem mais adiantados na sala, o papel do psicologo é descobrir onde está a dificuldade ou a situação que tem feito esse aluno se desinteressar pelos estudos, onde esta a fonte que tem lhe roubado a vontade de estudar e se dedicar mais, as vezes são problemas familiares, pode ser que este aluno seja vítima de bullying, muitos fatores podem desencadear a apatia num aluno e se o problema não for descoberto e sanando o estrago é permanente.
Na educação a psicologia está a serviço mais do aluno, ela tenta ajudar, observando o processo de ensino/aprendizagem, como o ensino está sendo ministrado e como os alunos estão recebendo, o papel do psicologo é fundamental na proteção do aluno e do seu direito de aprender.
Outra coisa que observamos também é a distância que há entre o professor e o aluno, as vezes o professor não se envolve muito, não participa, desconhece a história da comunidade onde leciona e consequentemente a história de seus alunos e os alunos também mantém essa distância, isso prejudica demais o aprendizado, quando o professor se torna amigo, cria laços os alunos derrubam a barreira da desconfiança e se entregam, onde há intimidade, amizade, o ensino flui melhor.
A história familiar, da comunidade, tudo isso influencia na aprendizagem, cabe à psicologia "quebrar o gelo" e descobrir a história de cada aluno, e traçar um perfil estudantil para cada aluno assim o professor vai poder avaliar seus alunos mais precisamente e poder lecionar par todos e para cada um segundo sua capacidade, pois cada um tem seu tempo, o poder cognitivo das pessoas diferem de um pra outro e é necessário explorar isso, por isso as equipes hoje nas escolas são multidisciplinares, com pedagogos, psicólogos, professores, orientador educacional, tudo isso para facilitar o acesso ao aluno, para que haja um estímulo ao ensino, ao aprendizado, todo esse aparato é para que a defasagem escolar seja cada vez menor até que seja erradicada, o professor tem um papel fundamental na vida do aluno,as vezes muitos deles passam mais em tempos juntos do que com os pais, então o ideal é que o discurso do professor seja condizente com suas atitudes, tudo isso faz parte da educação.
No país infelizmente a educação não é levada a sério, é algo que corre a revelia, poucas são as cidades que levam a sério a a disciplina e investem em educação o quanto deveriam, já dizia Pitágoras: eduquem os meninos e não será necessário punir os homens"
Hoje temos uma infinidade de soluções pedagógicas, é só usar a criatividade para se ter um ensino dinâmico, agradável e eficiente, a equipe multidisciplinar trabalha na parte comportamental levantando as questões que podem afetar a aprendizagem e o professor se ocupa em trazer aos seus alunos uma aula prazerosa assim fazendo os dois lados ganham, principalmente esse aluno que em breve estará nas fileiras de profissionais desse país, sabendo que é uma disputa acirrada por bons empregos, investir na educação é uma das melhores decisões e a psicologia está presente dando o respaldo necessário ao professor.