Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
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Psicologia da Educação
Hoje a psicologia já alcançou diversas áreas, universidades, escolas, hospitais, industrias, entre outros locais, ela é entendida como a ciência do comportamento, estamos sempre nos comportando de uma maneira ou de outra. O psicólogo procura compreender o comportamento humano, verificar fatores que levem a comportar-se de uma forma ou de outra, assim que vai conseguindo compreender e explicar o comportamento, ele pode ajudar a pessoa a se conhecer melhore fazer com que ela tenha uma satisfação consigo mesma. Muitos conhecimentos utilizados na vida diária de uma pessoa vêm de informações de pessoas com mais experiências de vida ou amigos, mas alguns conhecimentos são tradições populares, que é passado de geração a geração, em alguns casos, forma-se a convicção a partir de informações falsas ou parciais. A psicologia da educação visa utilizar princípios e informações que as pesquisa psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para que assim possa se ter mais eficiência dentro do processo ensino-aprendizagem. É necessário que o professor saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula. A idéia que fazemos de escola quase sempre inclui o seguinte quadro: um professor tentando ensinar alguma coisa a uma turma de alunos. Quase sempre sem ter consciência exata disso, o professor transmite a seus alunos atitudes positivas ou negativas em relação ao estudo e aos colegas, transmite seus preconceitos, suas crenças, seus valores, etc. Essas atividades são responsáveis por grande parte da aprendizagem dos alunos: é no recreio, em promoções culturais, artísticas, sociais e esportivas que os alunos aprendem a convivência social, o gosto pela cultura e pela arte e a prática de esportes, tão salutares para seu desenvolvimento. Participação do professar em atividades da comunidade onde se situa a escola também é importante para que ele conheça os resultados de seu trabalho e possa orientar as tarefas escolares de acordo com as necessidades e aspirações reais da população. Muitas vezes a escola permanece isolada da comunidade, quando deveria estar a seu serviço, atendendo aos pais e a outros moradores da comunidade, como centro de encontros, reuniões, cursos e promoções artísticas, culturais, esportivas, etc. É evidente que a realização do professor, enquanto instrutor, orientador, enquanto participante das atividades de seus alunos e da comunidade, depende também das condições objetivas de trabalho. Na maior parte dos casos, numerosas avaliações produzem prejuízos para a aprendizagem, pois desenvolvem no aluno um autoconceito negativo, uma consciência de que é incapaz, quando se sabe que todas as pessoas são capazes e querem aprender sempre mais. Seis pontos mais importantes serão objetos de estudo neste capítulo: o que é avaliação, as etapas da avaliação, os instrumentos de avaliação, a interpretação dos resultados, o problema da reprovação e a auto-avaliação. Avaliar não é apenas medir, não se pode medir objetivamente o comportamento de uma pessoa, a aprendizagem de um aluno. Avaliar é muito mais do que medir.