Resumo de PSICOLOGIA DA EDUCACAO
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Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social).
Na educação, dois aspectos merecem atenção especial do psicólogo:
O estudo das diversas classes de desenvolvimento das pessoas ;
O estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil.
O papel do psicólogo escolar é o de agente de mudanças neste ambiente, no qual busca promover a reflexão e conscientização dos grupos que compõem a escola (alunos, profissionais e responsáveis).
Muitos dos conflitos escolares são resolvidos com o Psicólogo escolar. Atualmente as escolas tem contratado psicólogos que conseguem identificar com mais facilidade o motivo da queda do desempenho escolar, atualmente essa queda está relacionada a alguns fatores, entre eles:
Excesso de uso de celular
Aversão à uma matéria (muito comum á matemática)
Violência doméstica de todas as formas
Entre outras...
A participação do professar em atividades da comunidade onde se situa a escola também é importante para que ele conheça os resultados de seu trabalho e possa orientar as tarefas escolares.
A Psicologia da Educação é imprescindível para que o professor tenha condições de compreender seus alunos e desenvolver um trabalho mais eficiente.
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Aprendizagem é mudança de comportamento, quase todos os nossos comportamentos são aprendidos.
A realização do processo de aprendizagem depende de três elementos principais:
• Situação estimuladora
• Pessoa que aprende
• Resposta
Etapas no processo de aprendizagem:
• Motivação
• Objetivo
• Preparação ou prontidão
• Obstáculo
• Respostas
• Reforço
• Generalização
Tipos de aprendizagem:
• Aprendizagem de sinais
• Estímulo-resposta
• Cadeias motoras
• Cadeias verbais
• Aprendizagem de discriminação
• Aprendizagem de conceitos
• Aprendizagem de princípios
• Solução de problemas
TEORIAS DA APRENDIZAGEM:
• Teoria do condicionamento
• Teoria da Gestalt
• Teoria de campo
• Teoria cognitiva
• Teoria fenomenológica
A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem.
Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos, mas nunca sem MOTIVAÇÃO!
Motivar significa predispor o indivíduo para certo comportamento desejável naquele momento.
Os motivos dirigem o comportamento para um objetivo.
“O desejo de aprender é um motivo intrínseco, que encontra tanto sua fonte como sua recompensa em seu próprio exercício.”
Maslow, um dos formuladores da teoria humanista, aceitou a idéia de que o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação de necessidades biológicas, mas rejeitou a teoria de que toda motivação humana pode ser explicada em termos de privação, necessidade e reforçamento.
Maslow esquematizou uma hierarquia de sete conjuntos de motivos-necessidades, conforme a pirâmide que segue:
• Necessidades estéticas;
• Necessidades de conhecimento e compreensão;
• Necessidade de realização;
• Necessidade de estima;
• Necessidade de amor e participação;
• Necessidade de segurança;
• Necessidades fisiológicas
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