Resumo de PSICOLOGIA PASTORAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Psicologia Pastoral
RESUMO
A Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A Psicologia tem como objeto a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem como alguns, como objetivos finais o beneficiam geral da sociedade (Wikipédia – pt.wikipedia.org).
O conceito de psicologia pastoral, na sua essência e na sua tarefa, é a ciência auxiliar da teologia pastoral e, como esta serve diretamente à assistência espiritual e prática. A psicologia pastoral pode definir-se noutras palavras, como ciência psicológica enquanto oferece os conhecimentos psicológicos necessários à assistência espiritual. Como a assistência espiritual tem por objeto a alma humana, o pastor de almas agirá com tanto mais sucesso, quanto mais conhecer a alma (Apostila, 1.5).
A Psicologia é a ciência do comportamento. O resultado fundamental, que os pastores e futuros devem esperar de um curso de psicologia pastoral, é maior compreensão do que faz com que as pessoas, de modo geral, e especificamente os congregados da sua igreja, se comportem de determinada maneira.
Assim, como nos estudos e aplicações da psicologia da educação, se pode observar que o comportamento, desejável ou indesejável, não apenas acontece, mas pode ser causado. Segundo os psicólogos, todo comportamento é uma tentativa de satisfazer alguma necessidade ou uma reação à frustração de uma necessidade. Na realidade, a interpretação do comportamento como intencional, ou orientado para o objetivo, é usada por Tolman(395) como a premissa básica de sua escola de pensamento psicológico (Psicologia Educacional, capítulo 2, Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais).
Para a compreensão da alma humana é necessário saber que cada uma delas representa algo de particular, de único. Entre tantos milhares de almas saídas da mão criadora de Deus, não há sequer duas que sejam completamente iguais. Todavia podemos classifica as, qualidades psíquicas conforme sua natureza, desenvolvimento e o ambiente, em grupos que apresentam uma série de formas típicas. Resulta, portanto, a importância do conhecimento dos diversos tipos da psique no estudo da psicologia pastoral (Apostila, 2, Psicologia dos Tipos).
É bom que o pastor conheça também os diversos estágios do caráter humano, com o fim de se ajudar, para ajudar as pessoas no que tange à libertação de certos caráteres indesejados. O pastor é um confessor e como tal, não deve julgar as pessoas como certas ou erradas, mas ajudá-las a se libertarem daquilo que lhes aflige e que aflige também as pessoas da sua convivência.
Rio Verde, Goiás, 15.11.2018;
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com