Resumo de RELIGIOES COMPARADAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Religiões comparadas
A religião é tão antiga quanto à existência da humanidade. Religião é vida, teologia é doutrina, a religião precede a doutrina. A religião é tão natural no homem quanto à fome.
O Bahaísmo. Um jovem de vinte e cinco anos, descendente de Maomé foi reconhecido como o prometido. Adotou o nome de Bab e foi precursor de Baha’u’lláh. Sua principal mensagem é que após nove anos surgiria um novo enviado de Deus para inaugurar uma nova era. Bab foi morto aos trinta anos de idade.
Pressentindo o seu fim Bab passou o título para um dos seus discípulos Mirza Husaym que passou a se chamar o Baha’u’lláh, ficou desterrado em Bagdá por vinte anos, onde revelou seus ensinamentos assumindo sua condição messiânica.
Em vinte e nove de maio de mil oitocentos e sessenta e oito, Baha’u’lláh faleceu com a idade de setenta e cinco anos, designando seu filho como herdeiro.
No Irã o Bahaismo é muito perseguido. Ele é monoteísta e professa um ecumenismo eclético afirmando que todas as religiões tem o mesmo sentido. Jesus cristo não é reconhecido como o filho de Deus. Dizem os bahaista que Jesus não consumou a sua obra e Baha’u’lláh trouxe a revelação para os dias atuais.
Budismo. O Budismo foi fundado por Sidarta Gautama, um Príncipe Indiano que abandonou o Palácio real em busca da verdade deixando sua esposa e filhos para trás.
Os ensinamentos Budistas foram organizados em textos conhecidos como Trípitaka.
O Budismo é chamado à religião do ateísmo prático. Preconiza a reencarnação e o escape do ciclo de renascimento. Rejeita o monoteísmo, e a sua salvação é conseguida pelos próprios budistas sem nenhuma ajuda de fontes externas.
O Budismo é classificado como a quarta religião do mundo.
O Hinduísmo. O livro sagrado é os Vedas. Baseado na reencarnação e no sistema de castas, o caminho para a salvação passa pelo ascetismo.
Animais como a vaca o rato e a serpente são considerados sagrado, pois eles acreditam na transmigração das almas.
Os principais Deuses são: Brahma, Shiva, Vishnu. As características principais do hinduísmo são: o politeísmo, ioga, meditação e reencarnação.
O Hinduísmo adere também ao panteísmo. A procura da salvação através do ascetismo buscando alcançar o Mocsa.
Islamismo. Maomé era casado com varias mulheres. Dizia ter recebido uma revelação do anjo Gabriel, que Alá era Deus e Maomé o seu profeta. Pregou por toda a cidade de Meca, se lançando contra o politeísmo que havia na época.
Enfrentou grande oposição e teve que fugir da cidade. Finalmente em janeiro de seiscentos e trinta, seguido por dez mil homens, marchou contra Meca conquistando a cidade. Morreu dois anos depois.
O Islamismo é dividido entre os Xiitas que são dez por cento e os Sunitas que são noventa por cento.
O livro sagrado dos Islâmicos é o alcorão, formado por 114 capítulos conhecidos por suratas.
Os Muçulmanos atacam a trindade com grande intensidade, acusando-a de tri teísmo. Acreditam que Jesus não foi crucificado, e creem também na salvação por obras. Eles são polígamos e tem uma visão machista sobre a mulher, considerando-a como um brinquedo.