Resumo de RELIGIOES COMPARADAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RELIGIÕES COMPARADAS
Desde o princípio da queda do homem e sua saída do Éden a humanidade busca a essência em busca de Deus, através de uma aproximação em agrado de obediência, oração, sacrifício e cultos. Sua reaproximação veio ao passar dos anos, encontrando muitas heresias que veio fazer parte de uma fé genuína em práticas desenfreadas de um total declínio para a busca de deuses, sacrifícios humanos e idolatria profunda.
Encontramos a 2000 a.C o hinduísmo, hoje uma religião típica da Índia onde a idolatria junto com o fanatismo religioso leva milhões de vidas para a morte, pobreza e miséria.
Com base dentro da sua crença, os seguidores de Santana Dharma do Santo Sânscrito, funda e perpetua sua fé nos quatro livros dos vedas.
O hinduismo adere sua pratica de fé no monoteismo, monismo, politeista e Panteismo, defendendo sua adoração em muitas divindades.
Sendo comparada como doutrina hindu de deuses como Brahma, Vishnu e Shiva.
Vishnu é adorada em dez encarnações, as quais são mencionadas na literatura védica. Quando Dharma (ordem) é ameaçada, Vishnu deixa a esfera celestial e encarna em uma das suas dez formas, para restaurar e preservar a ordem.
No seu renascimento em forma de vidas sempre inferior. Taí uma das razões, porque a incrível pobreza e problemas sociais no país da Índia.
Existem castas inferiores não suscita nenhum pesar e nenhuma simpatia dos mais bem sucedidos.
É porque acredita-se na fé Hindu que qualquer tentativa de intervenção é uma interrupção no seu processo cósmico.
A sua realidade Indu, só o espírito que importa, toda a matéria é ilusão.
Suas características principais espalhadas pelo mundo são, politeísmo, ioga, meditação e a reencarnação, isto é disputado em várias seitas aqui no Brasil.
Estima-se que hoje são atualmente mais de 660 milhões de adeptos, com o total de 30 milhões de deuses e 200 milhões de vacas sagradas.
Existe uma população de ratos três vezes maior que a humana, com a capacidade destruir um quarto de toda a colheita anual da população.
E vindo ainda do hinduísmo no século VI, se encontra o homem por nome Siddhartha Gautama, que peregrinava no Nordeste do do subcontinente indiano por um período de tempo se dedicou ao Bramanismo, logo veio a ficar desiludido, dedicando-se a um período de intensa meditação, no qual recebeu a tão esperada iluminação.
É conhecido pelos seus adeptos como um mestre iluminado que compartilha a ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento, escapando pelo ciclo de sofrimento do renascimento, nascendo assim o Budismo. Se divide em dois grupos ou ramos Theravada e Mahayana, portanto é chamado de religião do ateísmo prático ou filosofia não teísta, abrangendo várias práticas e atributos.
Para os indivíduos obterem a salvação, é só por meio de esforço pessoal e de busca diligente pelos ditos caminhos nobres, passos do conhecimento, crença correta, sentimentos corretos, fala correta, conduta correta, maneira de viver correta, esforço correto, memória correta, meditação e concentração correta.
Várias fontes colocam o número de fiéis entre 230 milhões e 500 milhões, é a quinta maior religião do mundo.
No século 6 da era cristã, nasceu em Meca um homem que viria alterar a história da arábia e do Mundo, seu nome Maomé (Muhammad), pertencia a um clã empobrecido da poderosa tribo dos coraixitas, tornou-se um mercador realizando neste contexto viagem a Síria, aos vinte e cinco anos,casou-se como uma viúva rica de nome Cadija, tinha hábitos de jejuar e meditar nas montanhas próximo de Meca. Por volta de 610 aos quarenta anos, fazendo uns desses retiros espirituais na montanha de Hira, experimentou uma revelação divina de um ser misterioso, ordenou-lhe que recitasse, vencida a recitação inicial Muhammad citaria aquilo que viria a ser a primeira revelação do livro mais compilado o “Alcorão”.
Nasceu assim o Islamismo, é uma religião abraâmica monoteísta e sua articulação é o alcorão. Este é como a versão inalterada da revelação final de Deus, são 5 os pilares da fé islâmica que atinge a prática obrigatória de culto e lei islã, fé, oração, jejum, caridade, peregrinação a Meca.
O Califado Ortodoxo ou Califado bem guiado, foi um império Árabe islâmico fundado em 632 após a morte de Maomé, foi governado por Abacar, sogro de Maomé, que sucedeu a este como líder da Ummah, após sua morte. No auge os territórios do Califado incluíram a Arábia, levante e Pérsia, parte da Anatólia, Ásia Central e Cáucaso,Chipre e Norte da África, o que faz dele um dos maiores impérios da história. O império teve duas capitais Medina e Cufa.
Os seus fiéis pertencem a duas denominações os sunitas e xiitas, em 634 Ornar outro sogro de Maomé tornou-se terceiro mandatário, isso preparou o cenário para a longa sucessão de Califas durante a história do Islamismo.
Os xiitas ou guerrilheiros, acreditavam que o genro dele Ali fosse seu legítimo herdeiro, esta seita extremamente pequena, foi popularizada por Safavid na Pérsia.
Atualmente constitui aproximadamente 10% da população do mundo muçulmano, mas certamente compõe a mais expressiva de todos as facções islâmicas.
Os líderes xiitas, são chamados Ímãs, os quais possuem extrema autoridade espiritual, sobre seus súditos, buscam manter a uma interpretação severa e autoritária.
Na atualidade é a seita mais temida pelas autoridades mundiais. Sobre o fato de conversão a jovens fiéis que entram no fanatismo religioso e suicídio com homens e mulheres bombas. O Islamismo é a religião que mais cresce no mundo.
São encontrados em todo globo terrestre e com mais de 1,57 bilhões de fiéis muçulmanos.
O Bahaismo está saturado com as concepções islamicas.