Resumo de SEITAS E HERESIAS
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
SEITAS E HERESIAS
CONCEITO DE SEITAS E HERESIAS
Normalmente as seitas possuem outros deuses ou profetas e acabam colocando Cristo em segundo plano. Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia e creem apenas em partes da Bíblia; consideram inspirados os escritos dos seus fundadores e os colocam no mesmo nível da Bíblia. Dizem serem os únicos certos. Geralmente ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação.
Seita é qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias ideias religiosas. Algumas Características Comum nas Seitas : Jesus não é o centro das atenções.
HERESIAS E SEITAS
O espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja.
A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
HERESIA
A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis". Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: seita, no sentido de facção o termo haireseis procura definir a atividade facciosa ou partidária. Herege é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular, ao passo que o ponto essencial quanto às seitas é que elas absolutamente não são cristãs, e sim contrafações do cristianismo.
SEITA
Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja. "Em seu sentido mais genérico”, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos".
Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos.
MAÇONARIA
Mescla de ritos populares e de denominações distintas iniciado na Inglaterra por volta de 1717 d.C. Seus contribuintes foram anglicanos, huguenotes, pedreiros livres e pessoas insatisfeitas. O mistério é a base da crença, que mantém um sistema de autoajuda aos afiliados em troca de "outras" coisas.
ESPIRITISMO
"O Livro dos Espíritos" em 1857; tornou-se médium. Organizou em Paris a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Adotou o nome de Allan Kardec, alegando ser este o seu nome na outra encarnação. Morreu em 1869 arrependendo-se publicamente por ter escrito tal livro. No Brasil, eis alguns de seus seguidores disfarçados: Legião da Boa Vontade, Ordem Rosa-cruz, Racionalismo Cristão, Cultura Racional, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, etc.
MORMONISMO
Joseph Smith Jr. Pastor Presbiteriano aposentado Salomão Spaulding que dizia que CRISTO após crucificação foi pregar onde é hoje os EUA e após afirmar que DEUS e CRISTO apareceram a ele dizendo para não ir a denominação nenhuma pois estavam todas corrompidas, publicou "O Livro dos Mórmons" ( a "Bíblia" deles) em 1830 d.C. que junto a "Um Livro de Mandamentos", forma a base da doutrina mórmon, também conhecida como Igreja de Jesus Cristo aos Santos dos Últimos Dias.
ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA,
Somou com o ano 457 a.C., data que Esdras chegou a Jerusalém e encontrou o ano 1843 d.C., o ano que segundo ele, CRISTO voltaria. Daí o título "Adventista", pelo grande ADVENTO. Passou o ano e nada aconteceu; Miller alegou erro ao usar o calendário hebraico em vez do romano. Remarcou para 22 de outubro de 1844. Nova decepção! Teve de fugir para sua fazenda, abandonou a "nova religião" e até pediu reconciliação aos Batistas.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Usam a Bíblia para atrair leigos mas possuem a sua própria "Bíblia", adulterada. Afirmam ser a única Igreja certa e que CRISTO é apenas um dos Deuses!? Por isso, até Hitler os perseguiu na 2ª Guerra pela Europa.
1ª Pedro 4:11 - Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018