Resumo de SOTERIOLOGIA
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RESUMO DA DISCIPLINA: SOTERIOLOGIA
CONCEPTO GERAL
Em teologia usamos a palavra Soteriologia para definir tudo o que se relaciona com “salvação” pois a palavra deriva de SOTER que em grego significa: “salvação” “libertação” “preservação”. É a parte da Teologia e da Cristologia que diretamente trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, feito homem em tudo igual aos homens exceto no pecado, em nome deles e em seu proveito, ofereceu a vida na Cruz para remir o pecado da humanidade e abrir-lhe as portas do Céu. Esta redenção oferecida gratuitamente apela à aceitação por cada homem dos merecimentos de Jesus Cristo, mediante os meios de salvação e santificação.
É necessário o estudo da soteriologia Por causa da existência do pecado “o pecado nos separa de Deus, o pecado desarraiga-nos do meio em que devemos viver. O pecado sempre destrói a nunca edifica. Promete, mas nunca cumpre a promessa. É como diz a Bíblia ‘O salário do pecado é a morte’” – Romanos 6:23”. se não existisse esse mal universal, não haveria necessidade de salvação. Para compreender em toda sua plenitude a Salvação provida por Deus, devemos entender o que é o princípio fundamental do pecado.
Como Cristo sofreu o castigo do homem pelo pecado. Foi, portanto, uma morte substitutiva. Deus agora revoga o castigo no caso dos que crêem em Cristo (Atos 13:38-39; Romanos 8:1, 33-34; 2ª Coríntios 5:21).
Consideremos agora a solução para o pecado.
OS SETE ASPECTOS DA SALVAÇÃO
Estes sete aspectos estabelecem de forma clara e categórica o lado Divino no plano do resgate do homem perdido em função do pecado (grego = hamartia). O lado humano, e alias o único, é a aceitação desse plano de resgate .Portanto, deixamos esclarecido que estes sete aspectos da salvação são as Obras de Deus na vida daquele que aceita esse plano de resgate.
Primeiro Aspecto da Salvação - Perdão.
Já falamos que o homem sem Deus é considerado um devedor diante de Seu Criador (leia com atenção – Lucas 7:41-47), e como tal, para cancelar a dívida necessita do perdão de Deus, ele tem que ser perdoado. Isto é fácil de compreender, pois o preço do pecado já foi pago por Cristo Jesus. O perdão encontra seu verdadeiro lugar na graça de Deus (Veja Efésios 1:7, onde se estabelece um elo de ligação perfeita entre remissão de pecados [perdão] e a Graça de Deus).
A base do perdão de Deus para com o pecador se fundamenta no sacrifício de Jesus (Mateus 26:28 – onde o sangue de Jesus é o elemento fundamental na remissão dos pecados). Este perdão de Deus é válido desde o momento em que o homem aceita (crendo com fé) em tudo o que Deus fez em Seu Filho Cristo Jesus (Atos 10:43). Lucas 24:46 e 47; João 1:29; Romanos 3:25; João 3:16-18 e verso 36.
Segundo Aspecto da Salvação – Justificação
A palavra justificação pode ser definida como ser alguém declarado justo por um tribunal. Quando se diz que Deus justifica a um homem, quer-se dizer que seu caso foi levado a juízo diante de Seu Divino Tribunal e que, depois de examinar o caso, declarou-se o acusado tão livre de qualquer falta ou culpa como se fosse todo ele justo e agradável a vista de Deus
Deus é Juiz, e como tal Sua tarefa é condenar o pecador, porém, num ato legal agora Ele declara que a justiça foi satisfeita em relação ao réu e ele será justificado, está livre da condenação. Êxodo 23:7; Salmo 51:4 Provérbios 17:15; Romanos 3:4; Gálatas 5:4 e Gálatas 2:16.
Portanto, a justificação é o oposto de condenação, pois, a condenação pronuncia que o réu é culpado e a justificação o declara sem culpa.
Ao aceitar pela fé a justificação o homem a alcança. A fé, no entanto, não constitui mérito de justificação, a base, lembre-se, é o sacrifício de Cristo. O exercício da fé no coração do homem favorece a graça da justificação (Atos 13:39; Romanos 4:3, 5, 11, 16; Romanos 10:4 e 10).
Terceiro Aspecto da Salvação – Reconciliação.
Uma leitura atenta de Colossenses 1:21 demonstra que éramos estranhos e inimigos, por causa de nossas obras más, isto é, nos éramos, como todo pecador, porém, agora (note-se o “agora” do escritor da Epístola) Deus nos reconciliou. A reconciliação como um ato de Deus E NÃO de homem.
O homem sem salvação vive em oposição ao governo de Deus. Se a salvação oferecesse apenas perdão e justificação, mas mantivesse o homem longe de Deus, não seria completa. 2Coríntios 5:18-21) e promover a paz (Colossenses 1:20-22); (Efésios 2:17, 18; João 14:6).
Quarto Aspecto da Salvação – Redenção.
A escravidão é fato consumado na vida de quem não conhece e não aceita o que foi realizado em seu favor por Deus. O homem sem Deus está preso, algemado com correntes ao próprio inferno. O pagamento de um preço pode colocar em liberdade o homem deste jugo. A palavra redimir vem do grego “agorazo” (Apocalipse 5:9 em comparação com Romanos 3:24 e 1a Pedro 1:18).
Voluntariamente e com precioso sangue, Cristo deu Sua vida por preço de liberdade perfeita (Mateus 20:28; Marcos 10:45; 1a Timóteo 2:6; Colossenses 1:14; Tito 2:14). Por essa razão Cristo é tudo em todo.
Quinto Aspecto da Salvação – Santificação.
A ideia básica de santificação na Bíblia é “separação” – A Bíblia de Estudo Almeida define assim no Dicionário: “Separar uma pessoa, um objeto ou mesmo uma instituição para servir a Deus com dedicação e amor. Deus mesmo santifica o seu povo (João 17: 17 e 19; 1a Tessalonicenses 5:23; 2a Tessalonicenses 2:13; 1a Pedro 1:2) Aqueles que foram santificados são seus santos”.
O significado essencial da palavra hebraica “qodesh” é em grego hagiazo que significa “separar”. A palavra hebraica deriva da raiz “qad” que se traduz por “cortar”, assim sendo, o que é santo deve estar separado dos outros, está numa classe, categoria e posição especial, e está designado para um propósito especial (1a Pedro 1:15-16). A santidade é o mais importante atributo de Deus dado ao homem.
“Hagiasmos” (santidade e santificação) ocorre dez vezes nos escritos do Novo Testamento – Romanos 6:22; 1a Coríntios 1:30.
Destacamos, porém, que a santificação, por sua vez tem dois aspectos: Consagração: 1a Coríntios 1:30 Hebreus 10:10.,e Pureza Interior: (João 17:17). (Efésios 5:25-27).
Sexto Aspecto da Salvação – O Novo Nascimento Bíblico.
Diz a Palavra de Deus: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Romanos 5:1-2. Quando cremos em Deus e aceitamos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, pela ação do Espírito Santo, nos somos regenerados mediante o novo nascimento espiritual. Tornando-nos “filhos de Deus” e membros do Corpo de Cristo que é a Sua Igreja invisível (João 14:17 e 26; 1a Coríntios 12:27; Efésios 6:10-12; Romanos 8:9-11).
A operação do Espírito Santo, através da Palavra de Deus, produz em nós um novo ser moral ou espiritual, de que resulta a manifestação dum caráter inteiramente novo. O apóstolo João afirma: “Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber; aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. João 1:12-13.
Já estudamos anteriormente que nascidos como descendência de Adão, da vontade da carne, herdamos a natureza de Adão, os seus defeitos, a sua condenação, e fomos considerados por natureza filhos da ira (Efésios 2:3), geração perversa (Atos 2:40), escravos do pecado (Romanos 6:6) e condenados à morte eterna (Gênesis 2;17; romanos 3;23; 6;23).
Sexto Aspecto da Salvação – adoção
A mais surpreendente verdade revelada na Bíblia e que Jesus confirma, é que a humanidade, por causa de hamartia (pecado), perdeu a paternidade de Deus. Leia com atenção João 8:44. Adão era filho de Deus (Lucas 3:38). Todo pecado escraviza (João 8:34), aqui não se trata dos pecados individuais, não está falando de atos pecaminosos, mas de hamartia, como um estado da alma, do pecado (singular), Sendo assim, Adão perde sua liberdade, pois é vendido para o pecado (Romanos 7:14). Foi neste contexto que Jesus falou sobre a paternidade do homem em pecado. O homem em pecado é filho do Diabo.
Segundo João 1:12-13 – mostra um claro e evidente contraste entre os nascidos de Deus e os nascidos da descendência de Adão. Foi então que Deus idealizou o Projeto Adoção. Pode se concluir dizendo que Adoção é o aspecto em que Deus recebe o crente como seu filho e lhe dá cobertura paterna.
Conclusão
O Tema da Salvação na Bíblia domina claramente cada fase e aspecto de sua narrativa. “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23. Ou, ainda como diz Salomão: “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e que nunca peque”. Eclesiastes 7:20. Não há nenhuma forma de o homem se auto-justificar diante de Deus, a inutilidade de qualquer método humano de Salvação fica completamente descartado, pois a Salvação, a Libertação e a Preservação (grego = soter) só seria possível por uma intervenção divina nos assuntos humanos.