Resumo de SOTERIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Soteriologia
RESUMO
Ciência da Salvação – parte da teologia que trata da redenção da humanidade pecadora por intermédio do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Remissão do Pecado “Enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, o abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue da {nova} aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados”. (Mateus, 26.28). Desde a criação, Deus ao dar ao homem o direito de livre escolha (livre arbítrio) o determinou a ficar no jardim onde de tudo poderia comer, todavia, há uma árvore de cujo fruto não deveria tocar; isto, com o fim de oportunizar ao homem o direito de livre escolha. Mas Deus o avisou: se tocar, certamente morrerá. O homem escolheu o lado oposto e recebeu a sentença de morte, ou seja, o pecado. (Gênesis, 2. 16 e 17. “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.
Mas Jesus veio ao mundo exatamente para remover esta pena (...) “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos”. (Romanos, 5.15). O Nascimento, vida e morte de Jesus ocorreu justamente de forma não muito convencional entre os judeus, para dar conhecimento ao homem de que ele, Jesus Cristo veio para Salvar os perdidos (justificar os condenados); “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor”. (Romano, 6.22 e 23). Os atos e a morte do Senhor Jesus Cristo constituem a única base da nossa aceitação para com Deus. Ele se constitui no substituto e garantia para pobres e perdidos pecadores.
Jesus o Sumo Sacerdote – “tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céu, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Achemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. (Hebreus, 4. 14 a 16).
O Reino da Glória – “Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. (Mateus, 25. 31 a 34).
Reconciliação – Colossenses, 1. 21 “E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas”. Nos é mostrado aqui claramente de que éramos desgarrados do conceito de Salvação por causa dos nossos pecados e transeções, mas por intermédio do sacrifício de Jesus temos agora esta oportunidade de nos voltarmos a Deus.
Fontes:
Apostila do Curso;
A Bíblia, ARA, SBB, Casa Editora Presbiteriana.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com