Resumo de SOTERIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
SOTERIOLOGIA
CONCEITOS BÁSICOS DE SOTERIOLOGIA
É a parte da Teologia e da Cristologia que diretamente trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, feito homem em tudo igual aos homens exceto no pecado, em nome deles e em seu proveito, ofereceu a vida na Cruz para remir o pecado da humanidade e abrir-lhe as portas do Céu. Esta redenção oferecida gratuitamente apela à aceitação por cada homem dos merecimentos de Jesus Cristo, mediante os meios de salvação e santificação. I Pedro 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Por que é necessário o estudo da Soteriologia? Por causa da existência do pecado (Em grego: hamartia), portanto, hamartia é o oposto a soter, “o pecado nos separa de Deus, o pecado desarraiga-nos do meio em que devemos viver. O pecado converte a luz em trevas, o gozo em tristeza, o céu em inferno, e vida em morte. Romanos 6 : 23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
A JUSTFICAÇÃO
A justificação é um ato declarativo, ou seja, uma declaração de Deus. Não é algo operado no homem, mas sim algo declarado a respeito do homem. Um ato fora de nós, por nós e completamente realizado pela soberania de Deus.
A justificação significa para o pecador arrependido, a mudança de posição diante de Deus de condenado para justificado. Romanos 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; e ; 8:33-34 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. v34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
A JUSTIFICAÇÃO DO PECADOR.
O tema do Evangelho de Paulo é Cristo, e este crucificado para justificação dos pecadores. 1 Coríntios 2:2 - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.; Gálatas 1:4 - O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai. É certo que os demais apóstolos também deram testemunho da salvação dos pecadores por meio de Jesus; porém Paulo nos mostra como é que o Evangelho é uma revelação da justiça de Deus. Romanos 1:16 e 17 - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. v17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.. Como pode um Deus justo justificar a pecadores? Como pode a extensão da misericórdia para transgressores da Lei ser consistente com as exigências da Justiça divina? Estas e outras são as perguntas interessantes que devem ser respondidas, se é que o homem rebelde há de reconciliar-se com o caráter de Deus.
OS SETE ASPECTOS DA SALVAÇÃO
Perdão, Justificação, Reconciliação, Redenção, Santificação, O novo Nascimento Bíblico, Adoção.
A IMPUTAÇÃO DA JUSTIÇA.
Imputar é creditar alguma coisa a alguém. É atribuir ou conferir a alguém o direito que não tinha.
A justiça de Cristo nos é imputada 2ª Coríntios 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.;1ª Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; A palavra chave nos escritos de Paulo é justificação.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018