Resumo de SOTERIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Soteriologia
Soteriologia (do Grego soter: salvação, libertação, preservação). É a ciência da salvação, é a parte da teologia e da Cristologia que trata diretamente da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo.
É necessário a soteriologia por causa da existência do pecado, e como diz a Bíblia: o salário do pecado é a morte, se não existisse esse mal universal não haveria necessidade de salvação.
A teologia é conceitual e define o pecado como um estado da alma em atos pecaminosos. O princípio fundamental do pecado é exatamente uma mudança de posição em relação a Deus, uma distância, uma separação.
A justificação significa para o pecador arrependido a mudança de posição diante de Deus, de condenado para justificado. A justificação do homem procede completamente de Deus.
São dois os aspectos da atividade salvadora de Deus: 1- A obra de Deus por nós em Cristo. 2- A obra em Deus em nós pelo Espirito Santo.
A obra de Deus por nós em Cristo é o evangelho. Da mesma maneira que todos foram condenados pelo que Adão fez, foram todos justificados pelo que Cristo fez. O homem pecador já foi aceito em Cristo. A fé é aceitar o fato de termos já sido aceitos.
A obra de Deus em nos pelo Espírito Santo, Justificado somente pela fé, é a condição para receber a justificação.
Os sete aspectos da salvação: perdão, justificação, reconciliação, redenção, santificação, novo nascimento Bíblico, adoção.
Alguns comentários sobre o livro de Hebreus. A interpretação armeniana normal: A maior parte dos armenianos vê nas escrituras o perigo real de apostasia. Na interpretação armeniana radical afirma-se exatamente o que o texto de Hebreus diz: a apostasia para um crente verdadeiro é possível e é algo totalmente sem remédio. Segundo a interpretação Calvinista, os indivíduos no texto de hebreus referido não podem ser crentes verdadeiros, seriam apenas iluminados, mas aquém da regeneração. Na interpretação Calvinista modificada, diz que aqueles que foram iluminados, mas não regenerados podem ser restaurados.