Resumo de SOTERIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Soteriologia
É a palavra que define o relacionamento com Salvação, “Soter” que em grego significa salvação, libertação, preservação.
Seu estudo é necessário por causa do pecado, portanto hamartia é o oposto de soter, o pecado nos separa de Deus.
Temos então que a causa para o estudo da soteriologia é a existência do pecado, se não existisse esse mal universal, não haveria necessidade de salvação.
Para compreender em toda sua plenitude a Salvação provida por Deus, devemos entender o que é o princípio fundamental do pecado.
Quando o diabo conquistou Adão, conquistou toda a família humana.
Foi em Cristo que Deus remiu a família humana. Ele comprou-nos com o precioso sangue de Cristo. Deus colocou nossos pecados sobre a cruz. Em Cristo Ele nos deu uma perfeita justiça.
Por essa razão podemos afirmar que nenhum grau de crença, de obediência, de
experiência, de arrependimento ou de edificação do caráter pode levar Deus a considerara-nos alguma vez justo ante seus olhos.
Tendo abatido o orgulho humano, e havendo exposto a inutilidade de todos os meios humanos a justificação do homem procede completamente de Deus.
Obra de Deus por nós em Cristo; Obra de Deus em nós pelo Espirito Santo. Os atos e a morte do Senhor Jesus constituem a única base de nossa aceitaçno substituto e garantia para o podre e perdido pecador.
A obediência ativa e passiva foi de todo suficiente para assegurar a justificação de todo pecador.
Se o salário do pecado é a morte, isto é a divida do pecado para com a lei é a morte, então deve em algum momento pagar a divida. Se aceitar a morte de Cristo, ele morreu em Cristo, pagou a divida e está justificado, não devemos mais nada.
Se não fosse os pecadores, os convidados ao Reino, ele não seria o Reino da graça, por isso os que estão justificados são aqueles que estão dentro do Reino, tirados das trevas e restaurados como filhos de Deus.
Quando aceita, essa é a parte do homem.
Deus o perdoa em Cristo, o justifica de toda falta é reconciliado com Deus, remido, considerado santo, santificado, obtem uma nova vida e finalmente ele como nascido de novo, nasce na família de Deus, sendo adorado como filho verdadeiro.