Resumo de SOTERIOLOGIA
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RESUMO
SOTERIOLOGIA.
Soteriologia (Do gr. = ciência da salvação). É a parte da Teologia e da Cristologia que diretamente trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, feito homem em tudo igual aos homens exceto no pecado, em nome deles e em seu proveito, ofereceu a vida na Cruz para remir o pecado da humanidade e abrir-lhe as portas do Céu. Esta redenção oferecida gratuitamente apela à aceitação por cada homem dos merecimentos de Jesus Cristo, mediante os meios de salvação e santificação, objeto de outras secções da Teologia.
Em teologia nos costumamos usar termos técnicos, termos próprios da ciência teológica, da mesma forma como a medicina usa palavras próprias dos estudos médicos, como por exemplo: os médicos empregam a palavra “cardia” em lugar de “coração”, sendo que “cárdia” é uma definição grega para a palavra, daí deriva “cardiologista”, ataque “cardíaco” etc. Em teologia usamos a palavra Soteriologia para definir tudo o que se relaciona com “salvação”, pois a palavra deriva de SOTER que em grego significa: “salvação” “libertação” “preservação”. Note-se de início que uma palavra grega pode ter mais do que um significado.
A justificação significa para o pecador arrependido, a mudança de posição diante de Deus de condenado para justificado (Romanos 5:1; 8:33, 34). Lembre de Gênesis 3:9 estudado nesta aula.
A pena para o pecado é a morte nos seus três aspectos, espiritual, física e eterna (Gênesis 2:17, Romanos 5:12-14; 6:23). Esta pena foi removida de forma eficaz, completa e satisfatória na morte de Cristo, que sofreu o castigo de nossos pecados em seu próprio corpo (Isaías 53:5-6; 1ª Pedro 2:24).
O nascimento de Jesus foi o acontecimento mais surpreendente que já aconteceu sobre a terra. Nada igual a isto ocorreu no passado. E nada igual poderá suceder jamais. Ele nasceu de uma mulher, conforme e profecia, cresceu num humilde lar de um camponês, viajou como pregador itinerante, morreu em agonia e vergonha, se levantou da tumba e ascendeu aos céus. Os doze apóstolos foram escolhidos como testemunhas oculares destes acontecimentos. Depois Cristo escolheu um outro homem por meio do qual o Espírito Santo revelaria o verdadeiro significado daqueles acontecimentos narrados nos evangelhos. É nos escritos de Paulo que o Evangelho dado aos hebreus em forma de símbolo, sombras e promessas fica plenamente revelado.
O tema do Evangelho de Paulo é Cristo, e este crucificado para justificação dos pecadores (1 Coríntios 2:2; Gálatas 1:4) É certo que os demais apóstolos também deram testemunho da salvação dos pecadores por meio de Jesus; porém Paulo nos mostra como é que o Evangelho é uma revelação da justiça de Deus (Romanos 1:16 e 17). Como pode um Deus justo justificar a pecadores? Como pode a extensão da misericórdia para transgressores da Lei ser consistente com as exigências da Justiça divina? Estas e outras são as perguntas interessantes que devem ser respondidas, se é que o homem rebelde há de reconciliar-se com o caráter de Deus.
A palavra chave nos escritos de Paulo é justificação. Tanto no Antigo Testamento como no Novo, as palavras justificar e justificação têm um significado legal e judicial bem definido; são palavras que estão intimamente relacionadas com a idéia de juízo ou teste (Deuteronômio 25:1; 1 Coríntios 4:3; Mateus 12:37). A palavra justificação pode ser definida como ser alguém declarado justo por um tribunal. Quando se diz que Deus justifica a um homem, quer-se dizer que seu caso foi levado a juízo diante de Seu Divino Tribunal e que, depois de examinar o caso, declarou-se o acusado tão livre de qualquer falta ou culpa como se fosse todo ele justo e agradável a vista de Deus. Em português convencional, a palavra aceitação se ajusta bem ao significado de justificação dado na Bíblia.
Primeiro Aspecto da Salvação - Perdão.
Segundo Aspecto da Salvação - Justificação
Terceiro Aspecto da Salvação – Reconciliação.
Quarto Aspecto da Salvação – Redenção.
Quinto Aspecto da Salvação – Santificação.
Sexto Aspecto da Salvação – O Novo Nascimento Bíblico.
Sexto Aspecto da Salvação – Adoção.