Resumo de SOTERIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 38 Soteorologia
É a parte da Teologia e da Cristologia que diretamente trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, feito homem em tudo igual aos homens exceto no pecado, em nome deles e em seu proveito, ofereceu a vida na Cruz para remir o pecado da humanidade e abrir-lhe as portas do Céu. Esta redenção oferecida gratuitamente apela à aceitação por cada homem dos merecimentos de Jesus Cristo, mediante os meios de salvação e santificação, objeto de outras secções da Teologia.
A doutrina da soteriologia é de suma importância devido a existência do pecado, o qual nos separa de Deus.
A pena para o pecado é a morte nos seus três aspectos, espiritual, física e eterna.
Romanos 6: 23 – Porque o salário do pecado é a morte.
Entretanto, desde o início havia um plano e libertação do homem, a justificação do pecador através do filho de Deus, ou seja, havia todo um plano de libertação, o qual foi concretizado na cruz.
O nascimento de Jesus foi o acontecimento mais surpreendente que já aconteceu sobre a terra.
O centro do Evangelho de Paulo é Cristo, e este crucificado para justificação dos pecadores.
Romanos 4: 25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.
No Novo Testamento há dois aspectos da atividade salvadora de Deus para com o homem. Primeiro através de seu filho Jesus Cristo e após através do Espírito Santo.
No que tange a Deus, Ele restituiu o mundo pecador ao seu favor tão certamente como recebeu a seu filho no Céu. Na cruz se efetuou a justificação objetiva de todo pecador para a salvação.
A salvação não é por méritos e sim pela divina graça, como o apostolo Paulo ensina:
Efésios 2: 8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
- Podemos dizer que há sete aspectos para a salvação ser concretizada na vida do homem. Estes aspectos estabelecem de forma clara e categórica o lado Divino no plano do resgate do homem perdido em função do pecado.
Vejamos:
Perdão - Já falamos que o homem sem Deus é considerado um devedor diante de Seu Criador, e como tal, para cancelar a dívida necessita do perdão de Deus, ele tem que ser perdoado. A base do perdão de Deus para com o pecador se fundamenta no sacrifício de Jesus, onde o sangue de Jesus é o elemento fundamental na remissão dos pecados. Este perdão de Deus é válido desde o momento em que o homem aceita crendo com fé em tudo o que Deus fez em Seu Filho Cristo Jesus.
Justificação - Deus é Juiz, e como tal Sua tarefa é condenar o pecador, porém, num ato legal agora Ele declara que a justiça foi satisfeita em relação ao réu e ele será justificado, está livre da condenação. A justificação é o oposto de condenação, pois, a condenação pronuncia que o réu é culpado e a justificação o declara sem culpa.
Reconciliação - A reconciliação é um ato de Deus. É Deus quem reconcilia, portanto, não é o homem que reconcilia com Deus.
Redenção - O homem sem Deus está preso, algemado com correntes ao próprio inferno. O pagamento de um preço pode colocar em liberdade o homem deste jugo. O homem é escravo do pecado, e como escravos estão em servidão a outro senhor, portanto, necessita de redenção, não pode alcançar libertação por esforço próprio; a redenção vem de Deus.
Santificação – O sentido bíblico para santificação é separação. Na sua aceitação a santidade de Cristo é imputada ao crente. A santidade é um processo na vida da pessoa que aceita a Cristo, ou seja, hoje sendo mais santo que ontem e amanhã mais santo que ontem.
O Novo Nascimento Bíblico - Quando cremos em Deus e aceitamos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, pela ação do Espírito Santo, nos somos regenerados mediante o novo nascimento espiritual. Tornando-nos “filhos de Deus” e membros do Corpo de Cristo que é a Sua Igreja invisível.
João 3: 3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Adoção - Nos explica que a ação salvadora do Pai foi enviar seu Filho, para resgatar os que estavam sob a lei, com a finalidade de que recebêssemos a adoção de filhos.
Romanos 8: 15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
João 1: 12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; 13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
04/12/2018