Resumo de TEOLOGIA BIBLICA DO VELHO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: TEOLOGIA BÍBLICA DO VELHO TESTAMENTO aula 47
teologia é a ciência, relata o conhecimento de deus e das coisas divina.
Teologia exegética que dizer extrair, procura descobrir o verdadeiro significado das escrituras.
Teologia historia, a historia da igreja, interpretação e doutrinaria.
Teologia dogmática
Verdades fundamentais da fe nos credo da igreja
Teologia bíblica o congresso da verdade, livros bíblicos, descrever maneira.
Teologia sistemática ensinos a deus aos homens tópicos.
Introdução
É um preparatório o novo testamento para as revelações, profundas ao homem, deus mostrou seus métodos.
Sonhos - Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Jeremias 23:32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.
Visões - Atos 7:31 Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor, ( Uma Visão espiritual )
Aparições - Isaías 6:1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Na bíblia A palavra principal é "Benção" repetida da parte Deus — que existia apenas no estado embrionário. No começo, trata-se da "Bênção" da ordem criada. Em seguida é a "Bênção" da família e da Nação, em Adão e Noé. O auge veio na quíntupla "Bênção" para Abraão em Gênesis 12:1-3, que envolve bênçãos materiais e espirituais.
A DOUTRINA DA CRIAÇÃO
Um principio totalmente revelado princípio claramente definido, nas referência cosmológicas da bíblicas, podem desencadear novas e fascinantes descobertas que confirmem ainda mais, as sábias palavras das Escrituras.
" Ciência e a religião duas janelas na mesma casa, através de ambas contemplamos as obras do Criador.
Teoria da Grande Explosão
("BIG BANG"). o estudo de Einstein. sobre a Teoria da Relatividade, alguns cientistas acreditam que o Universo era uma bola imensa de hidrogênio que se expandiria indefinidamente e alcançaria distâncias infinitas. Eles acreditam em um tempo indecifrável. uma grande explosão uma bola de hidrogênio. Surgindo assim os mundos, as galáxias. Procurando definir as origens do Universo, determinar a sua idade, sugerindo a cifra de 12 bilhões de anos. A teoria acredita na eternidade da matéria, a Bíblia a refuta, tudo em alguma epoca começou a existir, "No princípio, criou Deus os céus e a terra.
A teoria do Panteísmo .
ele diz que Deus e a Natureza é a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados. suA idéia básica é deus não é cria nada, mas que flui por se so. a bíblia revela não aceitar este ensino, pois o Criador não é parte do Universo, e , sim,deus criou tudo. (SI 6)
A Teoria Evolucionista. Criada por Charles Darwin, explica que a matéria é eterna, preexistente. mediante processos naturais e por transformação gradual, os seres passaram a existir. a Bíblia declara que Deus criou todas as coisas,tudo. As provas diretas da criação, além da Ciência, estão expostas na Bíblia Gn 1.1.
Teoria da Criação, a partir do nada ( Catastrófica ).
Declara que Deus criou tudo "do nada", mediante o poder de sua palavra. Utiliza-se como base, para a afirmação desta idéia, o texto de Hebreus 11.3, o qual diz que "os mundos foram criados pela palavra de Deus, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’. Ora, entendemos que aquilo qual não é aparente, não quer dizer "do nada", mas pode referir-se à coisas imateriais.
O Tempo da Criação
Quando tudo começou ?
João 1: 1 - 2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Provérbios 8: 23 Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
O Princípio é o espaço existente antes da criação (verciluos bíblicos)
O Ato da Criação
No hebraico o termo "Criar" aparece como "Bara" termo, na Bíblia só é empregado para designar atos especiais de Deus. Seu significado mais amplo é trazer a existência. Salmo 8: 3 - 4 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
O Autor da Criação
Salmo 19: 1 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmo 119: 90 - 91 A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme. Eles continuam no dia a dia segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.
A CRIACAO DO HOMEM
Gênesis 1: 26-27 entendemos sobre a criação do homem; de maneira clara e verdadeira Gênesis 2: 7. Um relato do que aconteceu na história em Gênesis l: 26. A Bíblia explica essa forma sobre os grandes acontecimentos, informa primeiro de forma geral e depois descreve melhor, em mais detalhes, esse mesmo fato.
Espírito - Alma - Corpo
anjos espíritos. Hebreus 1: e 14; Salmo 104:4
O homem é diferente e superior a todas as criaturas que Deus criou, Podemos afirmar isso, porque de nenhuma outra criatura a Bíblia informa que foi criada à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia nos mostra que os anjos forma criados espíritos; foram feitos espíritos por criação, por composição. Deus fez os
Corpo
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra": a que parte se refere? o corpo. Deus pegou do pó da terra e formou um corpo: mas esse corpo não era um homem, era um boneco de terra.
Espírito
Mas o versículo continua: "e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida". Se Deus não tivesse soprado, aquele boneco de terra estaria lá até hoje. Deus pegou aquele boneco e soprou algo de dentro Dele. Quando Deus soprou, aquele boneco recebeu vida, uma vida que saiu de dentro de Deus.
A palavra fôlego no hebraico, é a mesma palavra usada para espírito.
Alma
Vemos no final de Gênesis 2: 7; "e o homem se tomou alma vivente" Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida no homem. O que manifesta a vida no homem, é a nossa alma, a nossa personalidade. Deus soprou nas narinas o Espírito que iria trazer vida na alma e no corpo. A vida no espírito vem direto de Deus.
Com o espírito conheço a Deus, com a minha alma conheço meu intelecto, as emoções, as vontades, e com o corpo conheço o mundo físico, material. Estudaremos em mais detalhes durante a matéria Teologia Sistemática do homem.
1o. Justificação Justificar é um termo judicial que significa absolver, declarar justo. O réu, ao invés de receber sentença condenatória, ele recebe a sentença de absolvição.
Esta absolvição é dom gratuito de Deus, colocado a nossa disposição pela fé.
Essa doutrina assim se define: "Justificação" é um ato da livre graça de Deus pelo qual ele perdoa todos os nossos e nos aceita como justos aos seus olhos somente por nos ser imputada a justiça de Cristo, que se recebe pela Fé.
Justificação é mais que perdão dos pecados, é a remoção da condenação.
Deus apaga os pecados, e, em seguida, nos trata como se nunca tivéssemos cometido um só pecado.
Portanto Justificação é o Ato de Deus tornar justo o pecador
. A Fé Ef. 2: 8 - 9 Pois é pela graça que sois salvos, por meio da
Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Pela fé reconhece o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé é ele levado a crer em Cristo Jesus.
Heb. 11: 6 Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
A Fé conduz-nos ao Salvador, a Fé coloca a verdade na mente e Cristo no coração. A Fé é a ponte que dá passagem ao mundo espiritual, por isso concluímos que a Fé é o Meio para a Salvação.
O Sangue I Jo. 1: 7 O sangue de Jesus Cristo , seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Em virtude do sacrifício de Cristo no calvário, o crente é separado para Deus, seus pecados perdoados e sua alma purificada. Sangue é conhecido como a Base da Salvação.
11 Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens.
Graça significa, primeiramente, favor, ou a disposição bondosa da parte de Deus. ( Favor não merecido )
A graça de Deus aos pecadores revela-se no fato de que ele mesmo pela expiação de Cristo, pagou toda a pena do pecado. Por conseguinte, ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os merecimentos ou não merecimentos.
A graça manifesta-se independente das obras dos homens.
A graça é conhecida como Fonte da Salvação.
Conversão é uma palavra usada para exprimir o ato do pecador, abandonando o pecado, para seguir a Jesus.
A conversão pode e deve repetir-se todas as vezes em que o homem pecar e afastar-se de Deus, porque ela consiste no ato de abandonar o pecado e aproximar-se de Deus.
Emprega-se, geralmente, a palavra conversão para significar aquela primeira experiência do homem, abandonando o pecado paras seguir a Cristo. O pecado afetou a vida espiritual do homem. "O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Adão não morreu no mesmo dia em que pecou, mas perdeu, a possibilidade de viver e também perdeu a imagem de Deus em sua vida. Isto implicou, no rompimento da comunhão com o Criador, e causou-lhe a "morte espiritual", no momento exato que pecou.