Resumo de TEOLOGIA BIBLICA DO VELHO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Teologia Bíblica do Velho Testamento
O velho Testamento é a parte preparatória de Deus para revelações maiores e mais profundas ao homem.
A maior forma de revelação de Deus o homem sem dúvida é através da história, através da convivência com Deus, através das experiências adquiridas com Ele.
Não foi um relato teórico ou figurativo, mas histórico. Por isso, entendemos que o pecado de nossos primeiros pais, foi um ato involuntário de sua própria vontade e determinação. E claro que a tentação veio de fora, veio da parte de Satanás que os instigou a desobedecer á ordem de Deus.
Sem dúvida Abraão ocupou um lugar de destaque no auge da revelação, com o resultado da queda, do dilúvio e da função de Babel a nova provisão da Salvação da parte de Deus para todos os homens, através de sua descendência.
Israel foi então chamado “reino de sacerdotes” e “Nação Santa.”
Deus, com todo o amor, delineava os meios morais, cerimoniais e civis de se cumprir tão alta vocação.
O melhor que se pode dizer do período pré monárquico e que era um tempo de transição.
Depois da lei até Davi, não há avanço teológico. Neste período Deus é revelado como Santo, como Espírito Santo, como Eterno. A vida de Cristo é mais preciosamente predita nos sacrifícios e ofertas e no propiciatório.
Ele é o Eterno “Eu Sou”.
Deus é elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos e têm totalidade de sua existência em um único presente indivisível (Isaías 57:15)