Resumo de TEOLOGIA BIBLICA DO VELHO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Teologia Bíblica do Velho Testamento
Teologia é o estudo de Deus, mas na verdade acaba sendo o estudo das coisas de Deus ou estudo da bíblia, e dentro da teologia encontramos várias outra teologias, várias subdivisões para conseguirmos um entendimento melhor, ou seja, usamos técnicas e meios melhores para estudar e entender tudo o que se refere a Deus.
As várias "teologias" acabam se resumindo e formando uma só, teologia sistemática, teologia bíblica, teologia do vt, do nt, e assim por diante.
Como o nome já sugere a que veremos neste resumo é a que se refere ao antigo testamento, se prende aos fatos ocorridos desde a criação até o nascimento do messias, toda a história, surgimento de Israel, as guerras, reis, cativeiros, profetas, dispensações, promessas, patriarcas, até a chegada do prometido filho de Deus.
O velho testamento, todo ele, é uma preparação para o novo, ele do começo ao fim mostra a necessidade do homem em se aproximar de Deus e viver para esse Deus e mostra a incapacidade desse homem de viver por sua conta longe do seu criador, mostra os juízos de Deus sobre as nações que se levantam contra o povo de Israel, sobre todos aqueles que de alguma forma procuram prejudicar o plano traçado por Deus pra trazer o homem ao caminho correto.
Além disso o VT traz a história, a lei, as profecias, os meios os quais Deus se manifestou ao seu povo ou a alguém em particular, no VT podemos ver um Deus presente, guerreiro, intimidador, que mostra sua força, porém vemos um homem negligente, que se desvia com facilidade mesmo vendo tantos sinais, um homem inclinado a idolatria, sendo esse um dos piores pecados perante Deus, dar a outro sua glória, um homem interesseiro, mesquinho e narciso. Nunca Deus se manifestou tanto pelo homem como no VT, nunca Ele fez tanto, providenciou tanto, livrou tanto, mas o homem insistia em retroceder, e Deus sempre disposto a recomeçar, sempre alertando, levantando homens e mulheres, para estarem a frente dos seus para ministrarem a verdade e o juizo.
Deus tem uma natureza perfeita e imutável. seus atributos são inquestionáveis, maravilhosíssimos são, e mesmo o homem tendo sido criado a sua imagem e semelhança, não herdou sua natureza perfeita, o homem é limitado, imperfeito, erra, e depende de Deus para retornar do erro, para consertar sua vida, só com a ajuda divina o homem pode e consegue refrear suas atitudes errôneas e seus instintos pecaminosos. alguns teólogos querem anular a importância do velho testamento, porém ele é tão importante e vital quanto o novo, os dois se completam em nos apresentar Deus e seu plano de salvação.