Resumo de TEOLOGIA BIBLICA DO VELHO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 39 TEOLOGIA BÍBLICA DO VELHO TESTAMENTO
O Velho Testamento é a parte preparatória de Deus para revelações maiores e mais profundas ao homem.
Assim como os apóstolos do NT com suas epístolas, eram de muitas maneiras, os intérpretes dos Atos e dos Evangelhos, assim também a teologia do AT poderia semelhantemente começar com os profetas por um motivo bem semelhante.
Devemos, portanto, ver a história verdadeira e real, por onde tudo começou, levando em consideração as diversas eras durante o antigo testamento: Era Pré-patriarcal, Era Patriarcal, Era Mosaica, Era Pré-Monárquica e a Era Monárquica.
- A DOUTRINA DA CRIAÇÃO
Teoria da Grande Explosão - A partir do estudo de Einstein acredita-se que houve uma grande explosão, da qual surgiram os mundos, as galáxias. Na tentativa de definir as origens do Universo, procuram determinar a sua idade, sugerindo a cifra de 12 bilhões de anos. De fato, esta teoria acredita na eternidade da matéria, mas a Bíblia a refuta, quando declara que tudo em algum tempo começou a existir.
Gênesis 1:1 – No princípio criou Deus os céus e a terra.
A teoria do Panteísmo. O Panteísmo declara que Deus e a Natureza são a mesma coisa e estão inseparavelmente ligados.
A Teoria Evolucionista. Criada por Charles Darwin, ensina que a matéria é eterna, preexistente. A partir daí, mediante processos naturais e por transformação gradual, os seres passaram a existir.
Teoria da Criação. Esta é teoria bíblica ensinada e pregada. Declara que Deus criou tudo, mediante o poder de sua palavra.
- A SALVAÇÃO exige arrependimento e a conversão.
Arrependimento - envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade, não sendo apenas o remorso, não é apenas mudança de pensamento.
Conversão - é uma palavra usada para exprimir o ato do pecador, abandonando o pecado, para seguir a Jesus.
A salvação é concretizada em nossas vidas através da graça de Deus, através da remissão dos nossos pecados através do sangue de Cristo derramado na cruz do calvário, e através da nossa fé em Cristo como único e suficiente salvador das nossas almas.
A salvação opera em nós a justificação, a regeneração, e a santificação a qual é um processo em nossas vidas dia após dia até a santificação completa quando então estaremos para todo o sempre com Deus pai.
29/12/2018