Resumo de TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO DA DISCIPLINA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
DEFINIÇÃO
Teologia é a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus, e das coisas divinas.
Teologia Histórica Envolve o Estudo da História da Igreja e o desenvolvimento da interpretação doutrinária.
Teologia Dogmática É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
Bastam-nos essas idéias quanto aos livros históricos do Novo Testamento.
Dentro do estudo do Novo testamento estaremos observando as principais Doutrinas e Teologia.
Mateus Sabendo que os Judeus esperavam pela vinda do Messias, prometido no Velho Testamento, apresenta Jesus como o Messias o filho de Deus.
O boi é o emblema do trabalho servil. A ênfase do livro se encontra num Cristo ativo, um Servo forte, mas humilde.
Em Marco, o evangelho do grande Servo de Deus, enfatizam-se os atos de Cristo, não as Suas palavras, Marcos conta a lida incansável do Servo de Jeová.
Em Lucas, o evangelho do Filho do homem, mostra-se o coração de Jesus em uma série de manifestações de Sua compaixão, ternura e amor.
Em João, o evangelho do Filho de Deus, vê-se como Jesus assemelha-se à natureza da águia que voa e nos leva às alturas da Sua divindade eterna. Como Filho do Homem vem para participar e consolar.
O evangelho de João é obra de um teólogo, que apresenta Jesus como o Cristo, o Filho de Deus. Natureza de Cristo
Os Ofícios de Cristo
A Obra de Cristo
Doutrina do Espírito Santo
Romanos 8: 11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
A Natureza do Espírito Santo
O Espírito Santo no Antigo Testamento
O Espírito Santo em Cristo
O Espírito Santo no Cristão
Os Dons do Espírito
Doutrina dos Anjos
Hebreus 1: 13 - 14 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?
Sua Natureza
Sua Classificação
Seu caráter
Sua Obra
Reino das trevas
Doutrina do Homem
Mateus 19: 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,
A Origem do Homem
A Natureza do Homem
A Imagem de Deus no Homem
Doutrina da Salvação
Romanos 3: 24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
A Natureza da Salvação
Justificação
Regeneração
Santificação
Doutrina da Igreja
Atos 11: 22 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia;
A Natureza da Igreja
A Fundação da Igreja
As Ordenanças da Igreja
A Organização da Igreja
Doutrina das Últimas Coisas
Mateus 24: 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
Sinais da Vinda de Jesus
Arrebatamento da Igreja
Tribunal de Cristo
Bodas do Cordeiro
Grande tribulação
Milênio
Juízo do Trono Branco
OS ENSINOS DE JESUS
Os ensinamentos de Jesus fora fundamentado nas Escrituras do Velho Testamento. O Centro dos ensinamentos de Jesus Cristo era a fé. A Fé Revela as Qualidades Romanos 1: 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Jesus Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material mas um reino espiritual e futuro. Jesus enfatizava o aspecto escatológico. Nos Seus ensinamento Jesus Cristo enfatizava que Sua morte e ressurreição era uma necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo ensinou esta Doutrina.
Mateus 16: 26.
TEOLOGIA DO APÓSTOLO JOÃO
João filho de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos e ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples, conhecido com Apóstolo do Amor.
O centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo.
João 1: 1 - 2 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.
Para edificação dos novos convertidos não somente dos judeus mas, também, entre os gentios. TEOLOGIA DO APÓSTOLO PAULO
Era da tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como direito de nascença, de família influencial, tinha herança judaica, grega e romana. Assim passa a reconhecer que os cristão a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo. I Tessalonicenses 1: 6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
Romanos 8: 19 - 22 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
No ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. 1: 7
O Conceito de Paulo sobre o Espírito Santo
A Ação do espírito Santo no ministério do apóstolo era real. A santificação, o crescimento na graça são fruto do viver no Espírito. O Espírito Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. TEOLOGIA NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS
A Superioridade de Cristo
A fim de impedir seus leitores de retornarem ao judaísmo, o autor ressalta a superioridade de Cristo, especialmente em relação a várias características do judaísmo originadas do Antigo Testamento.
Cristo é superior aos profetas do Antigo Testamento, o herdeiro do universo, o criador, o reflexo exato da natureza divina, o sustentador da vida, o purificador dos pecados, o Ser exaltado e, por conseguinte, a última e mais excelente palavra de Deus ao homem (vide 1:1-3a).
TEOLOGIA DE TIAGO
Tiago, líder da Igreja de Jerusalém e irmão do Senhor Jesus Cristo e não o apóstolo. Embora não fosse crente em Jesus, durante o ministério público do Senhor. Tiago foi testemunha do Cristo ressurreto.
A epístola de Tiago é o livro prático do Novo Testamento, como Provérbios o é do Antigo. Paulo falo do aspecto espiritual e Tiago o prático.
A epístola de Tiago encontrou algumas dificuldades para adquirir lugar no cânom do Novo Testamento. 2 Fato de Tiago não ser um dos Apóstolos.
3 A incerteza da identidade de Tiago.
4 A aparente contradição com a doutrina paulina da fé
A santificação do crente é um dever.
No termino de cada mensagem as Igrejas há uma exortação da parte do Espírito Santo. A humanidade sem Cristo passará pelo vale escuro da tribulação.
Jesus Cristo em sua revelação entre as Igrejas e o envio de mensagens a estas Igrejas, identifica - SE como o Príncipe dos reis da terra diante do qual todo joe1ho se dobrara. Jesus é o Herdeiro do Trono conforme as Escrituras.
A Bíblia em seus primeiros capítulos fala-nos da criação do homem, da sua queda e do pecado. À trajetória do Apocalipse revela-nos a redenção e a glória dos remidos.