Resumo de TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Teologia do novo testamento
O novo testamento forma a parte dois da Bíblia, é uma coleção de vinte e sete livros, é um novo pacto que entrou em vigor em face da morte de Jesus Cristo.
Escrito originalmente em grego, é o livro mais vital do mundo, seu tema supremo é o senhor Jesus Cristo e seu objetivo principal é a salvação dos seres humanos e o seu projeto primordial é o reinado final do senhor Jesus Cristo.
Podemos explicar a necessidade dos quatro evangelhos facilmente pelo fato de ter havido nos tempos apostólicos quatro classes de representantes do povo: Judeus, Romanos, Gregos e a Igreja.
Mateus apresenta Jesus como o messias, o filho de Deus, para os Judeus que esperavam pela sua vinda.
Lucas escreveu a um povo culto, os gregos, cujo objetivo era a perfeição. Apresenta Cristo como o filho do homem perfeito, e que chegou a ser Deus.
João tinha em mente a Igreja, apresentando as verdades mais profundas do evangelho.
Os evangelhos sinóticos são: Mateus, Marcos e Lucas. São resumidos e muito parecidos.
O evangelho segundo João é obra de um teólogo que apresenta Jesus como o Cristo, o filho de Deus.
As principais doutrinas contidas no novo testamento são: doutrina de Deus, doutrina de Cristo, doutrina do Espírito Santo, doutrina dos Anjos, doutrina do Homem, doutrina da Salvação, doutrina da Igreja, doutrina das Últimas coisas.
Os ensinos de Jesus revelam que ele era o messias prometido. A fé ensinada por Jesus opera gloriosos resultados, a fé opera milagre, santificação, qualidade e garante salvação.
Jesus pregava um reino espiritual, não um reino político.
A teologia de João era a pessoa de Cristo, dizia que no principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
A teologia de Paulo: assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também veio reinar a graça para a vida eterna, por Jesus Cristo. Cristo foi o tema central da pregação de Paulo, que ensinou a vinda do senhor em duas partes, para arrebatar a Igreja e vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra.
Na epístola dos Hebreus o autor Paulo ressalta a superioridade de Cristo em relação ao antigo testamento, a aliança assentada na lei, trazida por Moisés.
Teologia de Tiago: Tiago irmão de Jesus Cristo explica que uma fé que não produz santidade de vida é coisa morta.
Teologia na epístola de Judas: Judas irmão de Jesus Cristo enfatiza a fé e o dom de Deus, o Espirito Santo como fonte de vida e poder para o crente.
Teologia no Apocalipse: o Apocalipse é uma mensagem que alcança todos os tempos. Os sete candeeiros são as sete Igrejas locais. As sete estrelas são os sete anjos ou mensageiros dessas Igrejas. Jesus Cristo se identifica como o príncipe dos Reis da terra diante do qual todo o joelho se dobrará. Ele revela a grande tribulação que há de envolver a terra antes do seu Reino Milenar.
Jesus Cristo é o herdeiro do trono, conforme as escrituras, ele revela o estado eterno e a nova Jerusalém.