Resumo de TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Teologia do Novo Testamento
O novo testamento forma a parte II da bíblia, Novo Testamento quer dizer de fato “Novo Pacto”.
Sua escrita originalmente está em grego entre 45-95 D.C. Os livros do novo testamento não estão arranjados na ordem cronológica em que foram escritos.
Entre os evangelhos, o de Mateus vem apropriadamente antes de todos, devido a sua extensão e o seu íntimo relacionamento com o Antigo testamento, que o precede imediatamente.
Já no livro de Atos dos Apóstolos, uma envolvente narrativa do bem sucedido surgimento e expansão da igreja na Palestina e daí por toda a Síria, Ásia menor, Macedônia, Grécia e até lugares distantes como Roma, na Itália.
O novo testamento é o livro mais vital do mundo, seu tema supremo é o Senhor Jesus Cristo. Seu objetivo supremo é a salvação dos seres humanos. Seu projeto supremo é o reinado final do Senhor Jesus em um império sem limites e eterno porque há quatro evangelhos especialmente quatro, os três primeiros parecem abranger quase o mesmo assunto escritos divinamente inspirados.
Mateus sabendo que os Judeus esperavam pela vinda do Messias prometido no Velho testamento apresenta Jesus como o Messias filho de Deus.
Marcos escreveu aos Romanos, um povo cujo ideal era o poder e o serviço, assim Marcos descreveu a um povo culto, os gregos, cujo objetivo era atingir a perfeição e assim chegar a ser Deus.
João ao escrever tinha em mente a igreja pois fazia muitos anos que Cristo tinha sido crucificado e as verdades do Evangelho estavam sendo esquecidos, por isso João, vendo as necessidades dos cristãos de todas as nações apresenta as verdades mais profundas do Evangelho.