Resumo de TEOLOGIA PASTORAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL; PSICOLOGIA PASTORAL
Psicologia Pastoral: o que é psicologia. As antigas especulação sobre a alma e a capacidade intelectual do homem foram complementadas desde o século XlX por uma nova ciência a psicologia, que estabeleceu métodos e princípios teóricos aplicáveis ao estudo e de grande utilidade no estudo e tratamento de diversos aspectos da vida e da sociedade humana. Psicologia é a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento. Entende-se por comportamento uma estrutura vivencial interna que se manifesta na conduta. O termo psicologia origina-se da junção de duas palavras Grega: Psiché, " alma & quot; e logos, (estudo), significa o “estudo da alma!” Disciplina que investiga as atividade mentais e do comportamento em função do meio. É a ciência do comportamento humano.
Psicologia Educacional; também chamada psicologia escolar, a psicologia educacional dedica-se ao exame psicológico do educação, do educador e dos processos educativos, elabora e sugere instrumentos e meios psicologicamente adequados para que a educação possa ter melhor resultado. Apesar de se entender a qualquer situação educativa, ganhou terreno principalmente dentro dos limites da educação escolar. Seu desenvolvimento acelerou-se depois que Alfred Binet elaborou o primeiro teste de inteligência e Thorndik investigou as leis de aprendizagem.
Psicologia Dinâmica; a psicologia dinâmica foi fundamentada na psicanálise de Freud e evoluis como ramo de ciência e ampliou o horizonte de abordagem médica.
Psicologia Espiritual; é o ramos da psicologia que investiga o comportamento e a experiência religioso. A preocupação com casos de conversão religiosa, comas bases psicológicas das crenças e da pratica religiosa começou com Stanley Hall em 1895.
Definição sobre psicologia pastoral; para vir ao encontro das necessidades de muitas pessoas que sofrem e procuram por ajuda, surgiu a psicologia pastoral. Trata-se de uma subdisciplina da teologia pastoral. Ela resultou do dialogo e da cooperação entre médicos e pastores. Por ser uma disciplina nova, suas atribuições e seu campo de competência ainda não estão claramente definidos. Claro está que ela pretende aplicar conhecimentos e recursos da psicologia à pratica pastoral.
Psicoterapia; os oitos principais tipos, 1º - Psicanálise: Começo pela psicanalise de Freud porque ela é considerada uma das três forças da psicologia... 2º - Psicologia Analítica de Jund (análise Junguiana)... 3º - Behaviorismo-comportamental... 4º - Humanismo... 5º - Psicoterapia corporal-Reich... 6º - Terapia cognitivo, comportamental... 7º Trans pessoal... – 8º Mind Fulness psychology.
Não há lugar mais terapêutico do que relação humana sadias. O objetivo da psicologia pastoral em relação à depressão é mediar algo do amor de Deus, não só através da palavra falada, mas também do gesto e da postura do conselheiro, de modo que o paciente, sentindo a atenção carinho do conselheiro, também experimente algo do amor Divino. Segundo Howard John Clinebell, foi ministro da Igreja Metodista Unida e professor de aconselhamento pastoral. Ele foi pioneiro em uma abordagem de aconselhamento que combinava psicologia e religião. A psicologia pastoral é a utilização de uma variedade de métodos de cura para ajudar as pessoas a lidar com seus problemas e cries de uma forma mais conducente e a experimentar a cura de seu quebrantamento.
Os 4 principais tipos de temperamentos; (segundo Osmeire Tobias), SANGUINEO – Este temperamento é expansivo, otimista e impulsivo. FLEUMÁTICO – Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil. COLÉRICO – Este temperamento é explosivo, ambicioso e dominador. MELANCÓLICO – Este temperamento é tímido, artístico e solitário.
O que é Caráter: O significado de caráter é muito amplo e passeia por várias áreas do conhecimento. O caráter pode ser uma característica, distintivo, marca ou sinal. Caráter faz referência às características morais de uma pessoas, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole. Homem honrado, que tem firmeza em suas decisões; que pauta suas ações na ética e na moral.
Caráter na Psicologia: o caráter é a definição da personalidade de uma pessoa. É a forma predominante de agir de cada um; é individual, o resultado da junção de todos os seus traçõs comportamentais. O caráter também pode ser chamado de Índole, temperamento ou natureza de uma pessoa. As qualidade (boas ou más) de uma pessoa é que determinam seu caráter. A palavra caráter não designa apenas o bom caráter; ela faz referência ao somatório das virtudes e vícios de uma pessoa. Porem, é muito comum que se diga que alguém de má índole tem falta de caráter. O caráter de uma pessoa pode ser definido com base na sua maneira de agir e de reagir às situações da vida. Uma pessoa de boa índole pauta suas atitudes segundo as normas da moral do local e época em que se vive. Uma pessoa de caráter tem firmeza e coerência de atitudes, tem firmeza nas escolhas. O contrário é o individuo mau- caráter.
A formação do caráter: desde os primeiros dias de vida, uma pessoa já demostra sinais de seu caráter. Ele é inerente à pessoa, não moldado durante sua criação. O caráter é a base da personalidade de alguém. A partir destes princípios é que uma pessoa constrói seus certos e errados. Segundo a psicologia, o caráter não pode ser alterado, adquirido ou aprendido. É a forma como a pessoa enxerga as consequências futuras de seus atos presentes.
Caráter na biologia; é o que distingue as diferentes espécies.
Caráter da Genética; características que um individuo adquire através dos genes.
Caracteres um caráter dominantes; quando se manifesta mesmo em indivíduos heterozigóticos.
Caracteres um caráter recessivos; é encoberto por um dominante e não se manifesta em indivíduos heterozigóticos.
Caráter recessivo só aparecerá em indivíduos homozigotos.
A caráter: a língua Portuguesa admite a expressão a caráter quando nos referimos a uma forma de se vestir peculiar ou característica de um certo local ou evento. A expressão a caráter não recebe crase.