Resumo de TEOLOGIA PASTORAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO
DISCIPLINA: Psicologia Pastoral
Através da psicologia que estabeleceu o estudo de diversos aspectos da vida e da sociedade humana. Psicologia é a ciência que analisa os fenômenos psíquicos e modo do comportamento do homem. O comportamento é a forma de conduta. O termo psicologia são advindas das palavras gregas: psiché , e logos.
A teoria da psicologia é uma ciência que tem caráter muldiciplinar, é uma ciência que tem o enfoque de várias, mas muitas delas em suas correntes, paradigmas e conceitos se divergem entre si.
Os Períodos da história da psicologia se consiste nas raízes no pensamento grego entre o século XIX e XX, para chegar a psicologia científica. Os filósofos antigos, gregos e medievais procuravam explicar e dar resposta as questões das natureza, problemas, almas , corpo, ideias, vida, morte e etc.
A psicologia se dividiu em algumas especialidades. Sejam, as disciplinas psicológicas pela sensação, a percepção, a inteligência, a aprendizagem, a motivação, a emoção, a vontade e a personalidade. Pode ter outra especialidade pela relação organismo, seja ela a psicologia fisiológica; também pode ter outra especificação pela psicologia do desenvolvimento; pelo comportamento humano (psicologia comparada); pela psicologia social.
A psicologia pastoral é ciência que auxilia a teologia pastoral e, em conjunto à assistência espiritual e prática. A psicologia pastoral é a ciência psicológica que oferece os conhecimentos psicológicos para o boa assistência espiritual.
A assistência espiritual tem analisa a alma humana, o pastor, o ganhador de almas trabalhara em prol das almas. O pastor deverá educar a alma, entende a alma, compreender a alma com suas peculiaridades e necessidades. O pastor que não entende a ovelha e suas necessidades não saberá ajudar. O pastor deverá orientar ovelhas do sexo masculino se feminino, e suas peculiaridades, problemas, a levar a devida orientação espiritual. O homem é mais razão, calmo, lógico, diferencia da mulher, que age no emocional, na sua sensibilidade. Quanto ao instinto sexual, a vida psíquica da mulher, os componentes físicos e psíquicos tem como a base sentimentos e no homem age na esfera sensual. A mulher consegue conter a continência sexual, pois o instinto sexual é passivo e pouco intenso.
O educador pastoral deve saber que o homem esta muito mais fácil a crises da fé e da boa moral. O homem tem facilidade de afastar de Deus, tornando o racional e do cepticismo. Já por sua vez a mulher tem sentimentais fortes com Deus, laços de segurança do amor e sente a sua proteção. Ama com reservas a Deus. Nem mesmo as crises espirituais poderá afastar ela de Deus. O homem, por sua vez, possui pouco laço forte. A mulher tem a paixão , o intuito e a perseverança.